sábado, 8 de junho de 2013

E QUEM DEFENDE OS NOSSOS ESTUDANTES?!


(Ensino "Religioso!) E QUEM DEFENDE OS ESTUDANTES? 

A maioria das escolas ensina a Teoria da Evolução, como se fosse um fato incontestável.
Tal teoria tem os seus méritos, mas além de ter muitíssimas lacunas fósseis, a mesma chega a ser ABSURDA, devido à impossibilidade estatística de ERROS GENÉTICOS AO ACASO terem resultado em organismos tão maravilhosos e complexos, como são os dos vegetais e dos animais.

Você nunca pensou nisto? É óbvio! Afinal de contas muitas escolas ensinam esta teoria como se ensina religião! E como nas aulas de religião, as perguntas nem sempre são bem vindas!

Por isso digo: Quem, assim como eu, questiona o ensino confessional nas escolas, também deve questionar a disseminação desta religião do ACASO! 
E por que chamo tal ideia de religião? Por que para se acreditar em algo estatisticamente tão improvável deve se ter MUITA FÉ!

Pais e seres humanos honestos, prestemos atenção no currículo oculto das escolas e reflitamos a respeito dos motivos que levaram as mesmas a pregarem esta TEORIA DO ACASO, como se fosse um ARTIGO DE FÉ!

(Teoria ensinada como teoria, SIM. Como fato consumado, NÃO!)

... E Afinal: QUEM DEFENDE OS ESTUDANTES?????

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sensacional mais do que nunca judaismo e atitude !!
Gosto  3  Hoje às 4:52
Realmente não abrem espaços a qualquer tipo de questionamento, não se discute, é colocado como única e exclusiva verdade.
Gosto  3  Hoje às 4:52
que parelelo maravilhoso! muito bom!
Gosto  3  Hoje às 4:53
Darwin foi a marcha ré da humanidade.
Gosto  3  Hoje às 4:53
Essa teoria não tem nexo algum!
Gosto  3  Hoje às 4:54
Sutil e eficiente,boa Moré!
Gosto  3  Hoje às 4:54
A teoria pode ser interessante. O que não é interessante é a forma absolutista através da qual é propagada desde cedo!
Gosto  8  Hoje às 4:57
Que comentários são estes que vc está postando, caro Joao Avraham Roberto? Não etendo a conexão com o post.
Gosto  2  Hoje às 5:04
Concordo, Moré.
Alias, concordo tanto com Darwin quanto com o livro de Gênesis... Na minha opinião, um não refuta o outro... Não sei por que tantos religiosos consideram a teoria da Evolução um perigo tão "mortal" assim, tão "incômodo"... O ornitorrinco é a prova visível da explicação de Darwin. Mas não acho que [invalide] a narrativa em Gênesis.
É simples o fato de a Criação ter sido o início de tudo, mas que seguiu por um padrão Evolutivo de desenvolvimento das espécies.
Eu, particularmente, não faço essa divisão conflitante entre Evolucionismo e Criacionismo; ninguém esteve no princípio para determinar e "bater o martelo" quanto à origem do Cosmo. Nada existe sem ser imaginado por uma Mente Criativa antes.
É isso!
Baruch Hashem! Shalom aleichem!
Editado  Gosto  2  há 3 horas
Natã Da Silva Targina, não discordo de vc, por isso não critiquei Darwin, mas somente a FORMA como as escolas passam!
Gosto  2  Hoje às 5:07
Impossível eu ter evoluído de uma macaca!Rsrsrsrsr....Sou filha de Chava(Eva) minha primeira mãe.....Miriam Fontes Salvador-BA....
Gosto  Hoje às 5:10
Coitado do ornitorrinco. Pq ele deve ser um esteriótipo de "erros genéticos"? Pq não aceitar que ele sempre foi assim?
Gosto  1  Hoje às 5:10
Teoria é hipótese, algo q não se provou. É só estudar o corpo humano, anatomia, fisiologia, a fisiologia da visão, o feixe de His, as sinapses, etc. q não são teorias e ver q é impossível q algo tão grandioso se encaixe nesta teoria.
Gosto  3  Hoje às 5:10
Não vejo, mesmo, que tenha havido desenvolvimento evolutivo de nenhum modo - nem mesmo associado à Criação, uma vez que, lembrando sempre, o Eterno se comunicava com Adam e, não só isso, este era inteligente e consciente o bastante para dar nome a todos os animais, por exemplo. Agora, o modo como é ensinado (ou melhor, imposto), como se fosse verdade absoluta e não uma simples teoria, é realmente lamentável.
Gosto  Hoje às 5:12
Ensinar o criacionismo na escola. Por que não?

Há muita discussão mal direcionada nessa história sobre ensinar o criacionismo na escola. Para quem não está situado, trata-se do ensino da origem da vida na Terra tendo como referência os textos bíblicos.

Assim, tudo foi criado por Deus, na forma que já conhecemos e, se houve, em alguns casos, evolução, ela atende a uma determinação divina total e absolutamente incompreensível para nós, simples humanos, mesmo que criado à Sua Imagem e Semelhança. Aliás, por isso não tem cabimento falar em parentesco com macacos. Nós fomos feitos prontos, acabados, pelo sopro de Deus. Os macacos são os macacos. De resto, convenhamos, a teoria de Darwin já sofreu muitos reveses desde a sua publicação. Nada impede que tenha se equivocado nessa história do macaco também.

Muito interessante é a interpretação ( pelo menos uma delas) a respeito dos fósseis. Eles são reais, palpáveis, são provas de espécies que existiam e não existem mais. Para os criacionistas, não há motivo nenhum para alarde. É simples: Tratam-se de animais que não conseguiram embarcar no navio do Noé.

Bom, dito isso, por que não me parece, em absoluto, um despropósito o ensino dessa versão da origem das coisas como um todo e dos homens em particular. Porque há uma base de referencia, um campo no qual essas afirmações são dotadas de significados: a Religião judaico-cristã.

Por isso, ora bolas, que seja ensinado o criacionismo nas aulas de religião! Nenhum problema. Só por favor não venham com essas carolices para tumultuar as aulas de Ciências. Cada macaco no seu galho. Sejam eles parentes ou não dos alunos e alunas.

Daniel H. de Medeiros é doutor em Educação pela UFPR e comentarista de Educação da rádio CBN. Não deixe de visitar minha página no facebook “reflexão e diálogo” e, se quiser, escreva-me: daniel@siteduc.com.br
Gosto  2  Hoje às 5:14
Se olhar bem o rabino nem tá questionando a teoria da seleção natural. Tá apenas questionando a improbabilidade de que uma sucessão de mutações que "errem" o código genético da geração anterior e tenha a "sorte" de se adaptar melhor a uma mudança de condições ocorra, tudo isso "ao acaso".

Quando se percebe que nós seres humanos temos o mesmo número de genes de um pé de milho, e que nosso código genético é apenas 2 ou 3% diferente do de um macaco, percebe-se que apesar de toda a complexidade, temos sim de onde supor que toda a vida teve uma origem comum.

Contudo, tomemos como exemplo nossos computadores. Eles fazem muitas coisas ao mesmo tempo e essas coisas dependem de um código, uma sequencia de bits que agregados criam as coisas todas que aparecem para nós e garantem a funcionalidade. Se um deles estiver errado o programa falha (e programadores sabem a dor de cabeça que é achar um erro desses). Bom, esses programas todos não foram criados "ao acaso", há sempre uma pessoa por trás, uma criatura inteligente, escrevendo esse código e fazendo com que ele funcione corretamente.

Se é assim para um computador, que apesar de toda complexidade, quanto mais para o DNA das criaturas vivas e complexas, seja o ser humano ou um pé de milho! É preciso ter muita esperança no acaso, com um fervor religioso beirando a mais obscura superstição prá supor que algo dessa magnitude poderia ter surgido sem um Ser Inteligente por trás.
Gosto  2  Hoje às 5:16
Muito bem.....Afirmar a teoria da Evolução através do macaco, simplesmente é afirmar a inexistência de D'US...e mais, se eu tivesse evoluído de uma macaca, porque as macacas continuam com sua forma de macacas? Porque todas as macacas não evoluíram para o ser uma mulher? Miriam Fontes Salvador-BA...
Gosto  Hoje às 5:16
Uma coisa é certa: O ser humano é uma singularidade cósmica; por isso, concordo sim que seja criação imediata, repentina e extraordinária do Altíssimo (bendito seja). E muitos cientistas estão aí para concordar com essa linha de pensamento, inclusive com evidências arqueológicas e etc.!
Baruch Hashem! Glórias ao Eterno, nas maiores alturas!
Gosto  Hoje às 5:18
Sou muito tranquilo quanto a semântica e aplicação das palavras. Teoria = Formulação de um pensamento que pode ser ou não constatado por experimentação , enfim é apenas uma idéia! Como bem disse o Rabbi, não deve ser tomada como absoluta, tal qual qualquer ensinamento! Já fomos politeístas, e hoje somos monoteístas! Pode ser que daqui há 5000 anos venhamos a descobrir que estávamos errados! Ou não. A fé é dogmática e não pressupõe questionamentos , se aceita ou não, tal qual a teoria! Tudo é o foro íntimo que decide, se acredita e lhe é confortável, ótimo! Do contrário também! Afinal ainda somos bebês aprendendo a caminhar se considerarmos todo nosso tempo na terra! Somos tão pequenos que para os que acreditam que fomos a lua fica uma pergunta....Por que ainda não voltamos lá se formos colocar o pressuposto da evolução. Se Em 1969 dava para ir , hoje em tão devia ser como voar de avião não é mesmo? Se fomos até a lua, por que ainda não chegamos ao fundo do mar? Nem conhecemos nosso planeta direito! Como Podemos afirmar com todas as letras que Darwin estava certo ou errado? Que soberba é essa? Do mesmo modo ser categórico ao afirmar que a fé de um é melhor que a de outro? Quem nos outorgou tamanha certeza? Eu creio na minha verdade, e está não será com certeza a de muitos que por sua vez não será a minha. A humanidade estará sempre aprendendo e enquanto estiver neste processo nada pode ser dito com assertividade nem convicção. Tudo está em mudança! O eu de ontem será muito diferente do de amanhã. Escutemos apenas nossa razão e coração por hora e deixemos de lado as certezas para buscarmos mais as perguntas do que as respostas, pelo menos viveremos melhor assim....creio eu! PS: Isto não é uma certeza!
Gosto  3  Hoje às 5:25
Amigos vejam esse vídeo. Professor Adauto Lourenço, Mestre em Física e um dos maiores cientistas criacionistas do Brasil. Ele explica muito bem sobre isso e de uma maneira para não deixar duvidas.
(Peço que não o julguem pela visão teológica dele, mas a cientifica):

OBS.: Os livros dele também são muito bons e recomendo.

Gosto  3  Hoje às 5:26
A questão não é afirmar, mas confrontar quem afirma com a questão!
Gosto  1  Hoje às 5:27
Mto bom, Ventura. É verdade o q vc falou. Já vi, inclusive, um dvd de um phd. de Harvard apontando contradições cientificas da teoria da evolução e do big bang. Não é a toa q ela se chama "teoria", pq nao pode ser provada. A ciência sem D-us é manca.
Gosto  1  Hoje às 5:35
Gilberto, veja as palestras do professor e físico Adauto Lourenço e os debates do filósofo cristão William Lane Craig e vera que no nível do ensino superior essa ideia de evolucionismo não é tão aceita como se parece por ai. O real problema está nas escolas do ensino fundamental, onde os professores são obrigados por seus superiores a doutrinar as crianças com esses ensinamentos, pois la é onde os evolucionistas terão menos questionamentos, e é ai que temos que combate-los, ensinando nossos filhos desde pequenos não só a nossa religião, mas ciência criacionista apresentando provas da criação do mundo e mostrando todos os podres da teoria da evolução. Não podemos nos acomodar, temos que estudar para que possamos ensinar nossos filhos a combater esse mal. E quem sabe assim, no futuro, termos bem mais cientistas que ensinem a criação e mudar esse nosso sistema de ensino. 
Lembre-se sempre que isso vem de uma politica esquerdista neo-ateísta que está parasitando em nosso país e em tantos outros países ao redor do mundo.
Gosto  1  Hoje às 5:38
Não sou contra os questionamentos e apresentação de diferentes pontos de vista. Sou contra o curriculo escolar que condiciona a humanidade a submissão, ateísmo, inação frente as questões sociais e consumismo!
Gosto  4  Hoje às 5:39
Sim Jonatha Henrique, por isso devemos questionar o curriculo escolar! Afinal... quem defende nossos filhos deste curriculo??? Quanto a tais grupos, não os considero de orientação nenhuma, e sim, desorientados e desorientadores!
Editado  Gosto  3  Hoje às 5:45
Morê, durante o meu tempo de escola a Professora de Biologia deixou bem claro que não havia uma verdade absoluta, existindo assim um embate entre as Teorias Evolucionistas e Criacionistas. Como cada um tem o seu credo, acho correto a escola se aprofundar mais nas ideias de Darwin e Lamarck do que nas dos religiosos, cabendo assim a cada religião se aprofundar no que acredita e deixando o científico para o colégio. Impor uma ideia jamais, mas sempre temos que ter acesso a todas as informações para fazermos nossas escolhas.
Editado  Gosto  3  Hoje às 5:45
Gosto  1  Hoje às 5:42
Pois é Gilberto, por hora eles estão em fogo-aberto nas escolas, somente nós mesmo podemos defender eles, acompanhando o que eles aprendem e corrigindo o que for necessário.
Pois por hora, até onde sei, todos os pastores e deputados cristãos da câmara que tentaram colocar o criacionismo ou a volta do ensino religioso nas escolas foram abafados e tiveram seus projetos engavetados pelo pessoal da esquerda/militância gay/ateístas.
Editado  Gosto  Hoje às 5:45
Sim , isso é uma realidade nas escolas , uma vez discutindo (no bom sentido),com a Professora sobre tal assunto dentro da sala no meu terceiro ano do colegial , disse que a mesma teoria da qual ela "religiosamente" ensinava se contrapunha a algumas leis cientifica: 1-biogêneses, 2-causa e efeito,3-Observação, ninguém observou de perto os efeitos que vieram chegar a tal causa e ainda disse que em Gênesis estava escrito que Deus havia feito o Homem do pó da terra, e que a mesma ciência comprovava, que no corpo do ser humano há 14 elementos que existem no solo no corpo humano,água,carbono,fibra...., o que mais é de se "admirar é a forma como os conteúdos estão sendo passados dentro das salas de aulas das escolas publicas , vem um caderninho com tudo enxugadinho e "bem resumido" , desincentivando os alunos a se deliciarem com literaturas muito mais profundas e claras que fazem pensar. A ciência é algo fantástico quando esta, é usada de forma verdadeira nas salas de aulas eles não se preocupam em dizer que isso é apenas uma teoria.
Gosto  Hoje às 5:45
Creio que se a escola ensina a Teoria da Evolução, é porque pressupõe que se a pessoa esteja ligada a alguma religião, já tem conhecimento do outro lado da moeda pela instituição religiosa. A escola ensina o que cabe à ciência, da mesma forma que em sinagogas ou igrejas não se ensina o Evolucionismo. Cada lugar tem o seu papel.
Gosto  3  Hoje às 5:47
eu ensinei este ano meus alunos que por trás da complexidade que é a Natureza, só pode haver uma Mente Organizadora.
Gosto  1  Hoje às 5:47
Há um fio muito tênue entre uma coisa e outra . A teoria de Darwin apesar de todas as ''lacunas'' é a elaboração mais científica conhecida atualmente . Já acreditar ou concordar com princípio científico não anula ou inviabiliza a presença de D ús por detrás de toda a criação . Aqueles religiosos que vêem Darwin como oposição clara a espiritualidade , são ao meu ver indivíduos inseguros e imaturos no simbolismo dos livros sagrados .
Gosto  7  Hoje às 5:47
Perfeito Patrick!
Gosto  2  Hoje às 5:48
Mas é justamente ai que está o problema, meu amigo Jonatha Henrique! Quando a questão é defendida somente por pastores, dos quais muitos promovem outras ideias não muito populares, a causa perde a legitimidade perante a população. Por isso devemos ser mais participativos e questionar o curriculo, nao somente por um viés religioso, mas também psicologico e social!
Gosto  2  Hoje às 5:48
Rafael, criacionismo não tem nada haver com religião. Criacionismo é pura ciência, que por sinal tem bem mais evidencias do que o evolucionismo. 
OBS: Quem estuda criacionismo vê que a maior parte das provas da evolução ou são de interpretações equivocadas ou criativas ou não passam de farsas.
Gosto  Hoje às 5:49
Amigo Patrick Salomao Avila, concordo com vc! Minha questão é a forma como é passada a teoria na maioria das escolas.
Gosto  1  Hoje às 5:50
Como professor química não vejo como o criacionismo dos religiosos pode ser uma ciência. As evidências não são farsas, já são debatidas a quase 200 anos. Além de significar que toda a comunidade científica é incompetente...já é demais!
Editado  Gosto  Hoje às 5:52
Jonatha, para mim (e acredito que para muitos), o criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural - Deus.
Gosto  1  Hoje às 5:52
Cara Alice Coutinho, as escolas não podem partir do presuposto que vc citou, afinal ele não existe! A maioria de nossos jovens seguem o face e a tv, não igrejas e sinagogas! Insisto, portanto, que não se exclua tal teoria do curriculo, mas que a ensinem de modo mais REALISTA, expondo suas lacunas e sua enorme fraqueza frente as possibilidades estatísticas.
Gosto  2  Hoje às 5:53
Rabino, outras novidades estão entrando no currículo escolar. O q fazer? Soube de um grupo de pais q não aceitou um certo ensino em uma escola de Taubaté e conseguiram impedir q determinado assunto fosse ensinado aos seus filhos. A teoria da evolução, se ensinada apenas como uma 'teoria' e não como verdade absoluta, torna-se apenas mais um ponto de vista.
Editado  Gosto  Hoje às 5:56
Patrick, não se trata de insegurança e falta de maturidade, muito menos de ver Darwin como uma oposição (embora haja quem o faça). Se trata, sim, de uma concepção pessoal, de acordo com o que se lê, se reflete e se vive, em que não há espaço para "unir" uma coisa à outra, porque não faz qualquer sentido. E, bem, não sei quão realmente científica a teoria de Darwin poderia ser considerada - e há até mesmo cientistas por aí que questionam essa suposta 'cientificidade'. Enfim, é apenas uma irrelevante opinião.
Gosto  Hoje às 5:53
Moré, infelizmente, nós professores temos que repassar, nas escolas, a visão da comunidade científica. Lógico, que nós damos nossa opinião sobre o assunto.
Gosto  Hoje às 5:54
Eu até onde percebo , não encontro intrínseco a isso nenhuma alusão ao ateísmo . Pelo contrário , eu percebo a sabedoria do Eterno em aprimorar osseres através da reencarnação .
Gosto  Hoje às 5:54
O que vejo muitas pessoas se confundirem aqui é acharem que criacionismo é algo religioso. Nada mais errado que pensar isso. Criacionismo é um tipo de ciência que observado por muitos cientistas e tem todas as suas hipóteses, teorias e fatos. 
O objetivo do criacionismo é provar que o mundo foi criado, não quem criou. O QUEM criou é trabalho da religião, mas COMO ELE SURGIU, isso é trabalho da ciência, portanto não confundam.
Gosto  1  Hoje às 5:55
Pessoal, prestem a atenção no nome "Teoria".
Gosto  Hoje às 5:55
A ciência não funciona através de fatos incontestáveis mas através da explicação de fenômenos naturais. Se assim fosse a Teoria da Evolução das Espécies já estaria cimentada como se fosse um livro sagrado. Mas o que se observa é a pesquisa diária de paleontólogos, antropólogos, geneticistas, etc., na busca por mais evidências. Para mim, é a visão religiosa que se ofende quando um professor apresenta a TEE como se fosse uma ameaça a seu status quo em relação a aceitação dos alunos a visão religiosa ou científica. Geralmente, o público em geral não sabe o que é ciência, e não sabe separa conhecimento metafísico do conhecimento objetivo. Não se deve tratar a ciência como a única verdade, e o mesmo se deve fazer com a religião. Todavia, existem espaços para a ciência, numa aula de biologia não se deve misturar esses assuntos e sim ensinar biologia. A cura de várias doenças não vieram das escrituras sagradas. Assim como dentro da sinagoga não se deve contestar a religião através de argumentos lógicos racionais. Isso não funciona. Todavia, dentro da aula de filosofia, questões éticas-morais podem e devem ser levantadas se analisando e não defendendo, as duas formas de se entender o mundo. E na aula de ensino religioso, se fala em religião de uma maneira holística. Nada de mistureba, nem a ciência, nem a religião, possuem o poder de limitar a sensibilidades e os saberes do homem (mais uma espécie ou se preferir a imagem ou semelhança de Deus).
Gosto  Hoje às 5:56
Eu sei Davo HaOr, mas é ai que está a grande questão: Somos meros reprodutores das ideias que prevalecem nas "comunidades que dominam o cenário intelectual", ou devemos fomentar mentes verdadeiramente mais livres e questionadoras? Afinal de contas, o quão confiáveis são tais "comunidades"? Creio que sejam tão confiaveis quanto as comunidades que regem os grupos religiosos...
Gosto  1  Hoje às 5:58
Jonatha Henrique, esta visão que vc defende não se chama Criacionismo, mas "Designer Inteligente". O Criacionismo é a interpretação literal da Torah, isto é, parsha puro.
Gosto  2  Hoje às 5:58
Teoria da Evolução, não tem nada de teoria, ela deveria ser chamada de Hipótese da Evolução, pois não tem como ser testada. ja o criacionismo tem como ser testado. É a velha historia do bolo de chocolate.
Gosto  Hoje às 5:58
eu defendo a presença de Hashem por trás das leis que regem a natureza, Moré.
Gosto  3  Hoje às 5:59
Todo e qualquer princípio da ciência está aberto a contestações em bases também científica . Mas normalmente quando o fazem contra a Teoria de Darwin ,normalmente é devido a princípios religiosos que para se legitimarem em meio escolar buscam adquirir base científica .
Gosto  4  Hoje às 6:00
Não Davo, Design Inteligente é outro assunto que pode ser debatido dentro do criacionismo.A Torah ensina o criacionismo bíblico, o criacionismo que me refiro é o cientifico, que é diferente.
Gosto  Hoje às 6:00
Caro Marcelo Cesar Dias, não há ofensa nenhuma para mim se estudar esta teoria. A ofensa está em não se enfatizar as enormes questões apresentadas por outras areas da ciencia a mesma. Uma delas é a estatística! No mais, minha critica vai a quase todo o curriculo imbecilizante de nossas escolas, que privilegia a formação de um cidadão passivo, apolitico, submisso, consumista e etc....
Editado  Gosto  4  Hoje às 6:02
Darwin tremia só de pensar na complexidade do olho humano!!!
Gosto  2  Hoje às 6:01
Cara Alice Coutinho, acho que sua msg saiu cortada.
Gosto  Hoje às 6:02
Fecho com vc Patrick. Para se analisar esta questão é necessário um conhecimento científico muito bom, como também o espiritual. O que torna o tema difícil de se ensinar, pois a maioria das pessoas no Brasil não tem alcance, uma vez que a média de estudos de nosso povo é de 7,1 anos, isto é, pararam na 6a série e reproduzem sua visão a seus filhos.
Editado  Gosto  1  Hoje às 6:05
Gilberto Venturas cada instituição tem o seu papel, a escola dá uma base científica ao estudante. Mostrar o ponto de vista de cada religião, entretanto, é um papel impossível para ela, então sabemos quais serão as crenças privilegiadas. Essa situação torna ainda mais dispensável para a escola o Ensino Religioso, pois além de exclusivo e apreciado apenas por uma parte dos estudantes, não é uma discussão que o método científico abrange.
Editado  Gosto  1  Hoje às 6:05
Gilberto Venturas acho que enviei errado, desculpa
Gosto  1  Hoje às 6:04
Eu sou judeu messiânico, e estudei muito criacionismo. Mas também estudei muito evolução. Por isso posso dizer que metade das pessoas que estão aqui defendendo o evolucionismo, é porque não estudaram a fundo o criacionismo, pois estão se perdendo muito. Para se saber o que é certo e errado não adianta ficar olhando só um lado da moeda, tem que estudar os dois para tirar uma conclusão.
Gosto  Hoje às 6:05
Volto a repetir, o nome correto é Designer Inteligente.
Gosto  Hoje às 6:06
Alice Coutinho, mas eu não sou a favor do ensino confessional! Só comparei a forma como a teoria é ensinada por muitas escolas ao modo como o ensino religoso é! Portanto conclui, que se criticam um, devem tambem criticar a forma como é ensinada o outro!
Gosto  2  Hoje às 6:06
Alice, pela decima vez, criacionismo cientifico não tem nada religioso, pelo amor de quem você ama, entenda isso. Ele deveria ser ensinado na escola sim, pois suas teorias são muito mais testáveis que a da "hipótese da Evolução" e muito mais construtivas para a moral do individuo.
Editado  Gosto  Hoje às 6:08
Moré está certo! A ciência não pode virar religião, até mesmo porque a desfiguraria. A ciência se baseia em questionamentos, não pode haver dogmas, mas infelizmente ocorre.
Gosto  1  Hoje às 6:08
Afinal: Deus criou o céu, a terra e os mares!!!
Gosto  Hoje às 6:09
Todavia Moré, em geral, quando se debate a teoria de Darwin, tenho a impressão que muitos comentários originados neste post não possuem o conhecimento mais rudimentar da Teoria das Espécies e sim a defesa sem base objetiva de fenômenos naturais como se a missão da ciência fosse se contrapor a religião. Se não fosse a renascença científica e o avança para a modernidade, hoje ainda teríamos bruxas sendo queimadas na cruz, assim como, adeptos de outras religiões. Agora, que os currículos são imbecilizantes, não tenho dúvida. Principalmente nas áreas humanistas.
Gosto  3  Hoje às 6:10
Com todo o respeito a toda e qualquer ideia de pensamento , eu manifesto a minha opinião de que conforme o indivíduo em cada contexto , ele já possui sua posição e suas condições para diálogos . De modo que prefiro me abster em novas colocações
Gosto  2  Hoje às 6:10
Eu concordo com vc Marcelo Cesar Dias e temi "ser confundido" ao escrever este post. Mesmo assim me arrisquei.
Gosto  Hoje às 6:11
Design Inteligente? Você por acaso leu o que eu escrevi ?
Gosto  1  Hoje às 6:12
Patrick, este é um dos motivos que os professores lutam contra o modelo de ensino do Banco Mundial, versão Bush, que temos em São Paulo. Eles querem peões de produção especializados, não cidadãos críticos.
Editado  Gosto  2  Hoje às 6:17
Não possuo, de fato, o conhecimento de coisa alguma. Do mesmo modo, me abstenho daqui em diante.
Gosto  Hoje às 6:13
Dei mais uma editada no texto, para minha posição ficar clara!
Gosto  1  Hoje às 6:13
Ei li Jonatham! Estou usando o nome original para a visão que vc defende, inclusive é o nome do primeiro livro sobre o assunto. Que por sinal defendo. Este termo foi usado para não haver confusão com o Criacionismo.
Editado  Gosto  Hoje às 6:14
Prezado Davo HaOr se observar mais atentamente a minha última colocação , compreenderá a que me refiro .
Gosto  Hoje às 6:15
Acho que deu para entender perfeitamente da primeira vez moré! Concordo com sua posição!
Gosto  1  Hoje às 6:15
Caro Gilberto, e o q vc sugere para mudança desse currículo à nível governamental? Na minha opinião, podemos enviar emails para os senadores e deputados federais, principalmente nos q votamos e pedir q façam um PL q mude isso. Eu já enviei alguns emails q não foram respondidos e um q chegou a virar um PL, mas q não foi aprovado.
Editado  Gosto  1  Hoje às 6:17
Sim Jonathan, entenda que o que eu disse, pelo amor de quem você ama, é que a escola não é obrigada a ensinar aos alunos crenças e hipóteses religiosas, como o livro do Gênesis, eu não disse nada sobre criacionismo científico. Só não entendi a parte da moral do indivíduo, totalmente desnecessária e sem fundamento essa colocação, na minha opinião.
Gosto  2  Hoje às 6:16
Entendi Patrick!
Gosto  1  Hoje às 6:16
AA ta, agora está explicado Davo. Eu já li esse livro também. Mas o que estou falando é dos campos da ciência, no qual o Design inteligente pode ser colocado dentro do criacionismo cientifico ou estudado separado.
Gosto  1  Hoje às 6:17
Acredito que falta um estímulo na sociedade em que vivemos, onde tudo é entregado muito mastigado, para pensarmos e questionarmos o mundo ao nosso redor e isso inclui informações dadas como fatos...

Muito bom o texto!!!
Gosto  3  Hoje às 6:18
Quem estuda as leis da natureza, percebe que sua complexidade é tamanha que o termo "acaso" se torna ridículo! A probabilidade da vida, em especial, a inteligente, ser gerada por uma acaso é quase nula...
Editado  Gosto  2  Hoje às 6:20
Pois é Fernando, o mecanismo da visão é impressionante! E a genética então? Cada enzima tem uma finalidade e se ocorre uma mutação, por menor q seja, uma troca de aminoácidos ou mudança na sequência destes, surge uma síndrome. Tudo é controlado por genes! O maravilho DNA! Hormônios q precisam estar na medida certa! Lindo demais e prova da existência de DEUS!
Editado  Gosto  1  Hoje às 6:28
Para a vida ser gerada no planeta, levou 1,5 bilhões de anos, e a inteligente, 4,5 bilhões de anos.
Gosto  Hoje às 6:21
hipótese religiosa? Hipótese? Religiosa? Serio Alice? Eu me retiro desse debate, já vi que não adianta eu perder o meu tempo aqui. O pessoal que está defendendo o evolucionismo aqui não tem o minimo conhecimento de criacionismo. Deixei minhas referencias nos primeiros comentários, se quiser estudar fique a vontade, e para não ser estupido, se não quiser já sabe o que é pra fazer né. 


Pessoal que quer defender a causa dos bons costumes, curtam as pagina ORGULHO 32 e Anti-Neo Ateísmo.
Fuuiii!!!!
VIDA LONGA BRASIL!
Editado  Gosto  Hoje às 6:27
Nem são dadas, Marina! O pouco que existe, está nas escolas...lembremos que temos a promoção automática, também....
Gosto  Hoje às 6:24
Cara CidaCidinha Maranata, na minha opinião, o primeiro passo é a conscientização do publico a respeito das questões que envolvem o currículo escolar e sua desvinculação deste ou daquele meio religioso ou social especifico, para que não seja utilizada como meio de promoção para outras visões tendenciosas.
Gosto  2  Hoje às 6:24
Sinceramente, se for pra debater com quem acha ser dono da verdade, menosprezar o conhecimento alheio e ainda citar "bons costumes" e "anti-neo ateísmo", é melhor eu me retirar também. Adeus. 
Gosto  1  Hoje às 6:26
Alice Coutinho, sua opinião é importante e não está debatendo com uma pessoa só!
Gosto  1  Hoje às 6:27
Alias, como expus no post, minha posição é dialógica, portanto, assim como não desejo que a teoria seja excluida dos curriculos, não desejo que este post seja somente elogiado! Discussão é ótimo e unanimidade ja sabemos que é burra! Continue Alice Coutinho!!!
Editado  Gosto  3  Hoje às 6:30
Quem foi à exposição q veio ao BR sobre o corpo humano e viu a renda maravilhos de vasos sanguíneos, não pode pensar na evolução sem um Criador.
Editado  Gosto  2  Hoje às 6:36
Prezados, cordial shalom! Falo como judeu e como cientista: 1) não há tal coisa de criacionismo científico; 2) Teoria da evolução não é "macaco virando gente"; 3) Teoria da evolução não é hoje a teoria darwiniana, mas um conjunto de correntes teóricas que discutem desde seleção gênica até exobiologia. Acredito que a maioria dos senhores tem pouca leitura ou experiência na área, de modo que é fácil fazer ilações ou chegar a conclusões equivocadas. Concordo com More Ventura que nossas escolas se tornaram palcos de doutrinação de todos os tipos, o que deve ser evitado. Mas não é possível tomar religião por ciência ou vice versa. Ensinar criacionismo em escolas abre precedentes para que todas as teogonias (explicações mitológicas de origem do mundo) sejam ensinadas também. E aqui está o equívoco: teoria da evolução não é uma teogonia, mas a tentativa de compreender como as populações de seres vivos mudam ao longo das gerações.
Editado  Gosto  5  Hoje às 6:46
Vou além, Cida! O Universo é composto apenas de átomos e energia, onde está a real diferença entre um objeto inanimado e um ser vivo? E um ser vivo que pensa e se reconhece como tal?
Gosto  1  Hoje às 6:38
O que ocorre, Moré, é que não há discussão quando sua opinião é julgada como fala de "fanáticos religiosos ignorantes e inseguros que não sabem nada sobre coisa nenhuma e querem dar pitaco apenas para contrariar" - pior de tudo, quando não se trata nem um pouco disso. Sim, compreendi a proposta do post, e sei que a questão é a forma como a teoria é ensinada. Enfim, desculpe. Boa noite a todos.
Gosto  2  Hoje às 6:38
Penso assim também, mas do mesmo modo que não gosto de manipulação em nome de religião nenhuma, não gosto de manipulação em nome do ateísmo! Acho que todas as ideias que são ensinadas, devem permitir de verdade a investigação de suas bases, de modo a permitir uma verdadeira conscientização antes de qqr escolha!
Gosto  7  Hoje às 6:39
Sem dúvida, Moré - e concordo mesmo plenamente com isso. Não se trata de não ensinar a teoria da evolução, mas sim ensiná-la como sendo o que ela é: uma teoria, apenas, e não um fato consumado e indiscutível.
Gosto  4  Hoje às 6:43
Gosto  1  Hoje às 6:44
(Jacob, vc poderia me add) Estou de castigo! kkkk
Gosto  2  Hoje às 6:44
Está add, Davo. 
Gosto  2  Hoje às 6:46
Prezados: boa parte dos pressupostos de física, química, matemática, história, geografia, etc, etc, etc são baseados em teorias. Teoria é uma formulação sofisticada, baseada em conhecimento provisório a ser testado de acordo com o método científico, a fim de que se estabeleça como paradigma
Gosto  3  Hoje às 6:48
Acho muuuito importante "desmonopolizar" certas questões! Caso contrário, ao defender certa questão, parece que faz parte deste ou daquele grupo!!!
Gosto  3  Hoje às 6:48
Doutrinação nas escolas (política, social, religiosa) não! Liberdade para formar cidadãos críticos e pensantes, sim!
Gosto  7  Hoje às 6:49
Há um interessante livro que reúne Torah e Evolução: A Ciência da Torah, do more Slifkin. recomendo leitura.
Gosto  2  Hoje às 6:52
Toda ciência é formada de paradigmas, baseados em fatos, provas, experimentos... Todo texto religioso é interpretado de várias formas....pisamos em ovos...
Gosto  2  Hoje às 6:54
Pois é, caro amigo Natan Monsores... Mas o que vejo é doutrinação em vários campos e a forma como é passada esta teoria me parece a mais fácil de se perceber a tal doutrinação imbecilizadora e massificante!
Gosto  2  Hoje às 6:55
More Ventura, a grande questão de incluir uma Mente Criadora por trás do ensino de Evolução é que isto foge ao tema e propósito da matéria. Provar a existência de HaShem ou apontá-Lo como moto perpetuo aos moldes Spinozanos é uma discussão metafísica, além do alcance da Ciência. O ensino de evolução nas escolas não deveria ser uma tentativa de explicar as origens de tudo, mas sim mostrar como as populações variam com o tempo. Só isso! O problema é que nossos professores são mal formados e mal informados, ensinando uma pseudo-evolução. A maioria dos professores de ciência nas classes introdutórias tem uma visão caricata de evolução, de biologia e de ciências de modo geral.
Gosto  3  há 11 horas
Vou traçar um paralelo: quem descobriu o Brasil? A resposta automática de milhares de crianças seria? Cabral. Hoje retificamos o fato, colocando em evidência a presença dos ameríndios aqui antes de Cabral. Mas o estrago foi feito com o ensino equivocado. Vide o tratamento que nossos índios recebem...
Gosto  3  há 11 horas
Natan Monsores, minha ideia não é a de que o professor tenha que se ensinar que há uma Mente por trás. Eu só afirmei que do ponto de vista da estatistica esta teoria fica absurda se não for levada em conta a Mente Criadora e acho que esta questão estetistica deve ser mais conhecida e exposta!
Gosto  2  há 11 horas
Da mesma forma nossos professores ensinam mal matemática, biologia, história, etc, pois suas formações são deficientes. Além disso, todos conhecemos a precariedade de condições materiais para o ensino no Brasil: faltam salários, salas decentes, carteiras, etc...
Gosto  2  há 11 horas
Exato Natan! Mas, os professores vem retificando isto, apesar dos livros...
Gosto  há 11 horas
Não quero ofender aos que comentaram seu post, Morê. Mas as maioria não tem noção do que seja evolução... Minha fé no Eterno, B`H`, não é incompatível com a ciência que faço. Na verdade, todo cientista deve conhecer o princípio de falseabilidade das teorias científicas, que afirma que todo conhecimento é incompleto e transitório. O aleatório e o estocástico da teoria da evolução não tem o mesmo significado de acaso, pois seguem padrões complexos que ainda estão fora do alcance de nossa compreensão. Há todo uma ciência do caos hoje que afirma que mesmo o caótico tem padrões hipercomplexos. Mas para compreender o caos e toda a sua variação na eternidade, teríamos que ter a mente do Eterno...
Gosto  5  há 11 horas
É chamado de Caos, porque não entendemos sua complexidade, Natan... Quanto mais aprendo ciência, mas me aproximo de Hashem.
Editado  Gosto  2  há 11 horas
Quando estas discussões afloram, gosto muito de pensar no livro de Jó
Gosto  1  há 11 horas
Gosto  há 11 horas
“Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso.
5 Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições?
6 Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo?
7 Na manhã da criação, as estrelas cantavam em coro, e os servidores celestiais soltavam gritos de alegria.
8 “Quando o Mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portões para segurá-lo?
9 Fui eu que cobri o Mar com as nuvens e o envolvi com a escuridão.
10 Marquei os seus limites e fechei com trancas as suas portas.
11 E eu lhe disse: ‘Você chegará até este ponto e daqui não passará. As suas altas ondas pararão aqui.’
12 “Jó, alguma vez na sua vida você ordenou que viesse a madrugada e assim começasse um novo dia?
13 Você alguma vez mandou que a luz se espalhasse sobre a terra, sacudindo os perversos e os expulsando dos seus esconderijos?
14 A luz do dia mostra as formas das montanhas e dos vales, como se fossem as dobras de um vestido ou as marcas de um sinete no barro.
15 Essa luz é clara demais para os perversos e os impede de praticar a violência.
16 “Jó, você já visitou as nascentes do mar? Já passeou pelo fundo do oceano?
17 Alguém já lhe mostrou os portões do mundo dos mortos, aquele mundo de escuridão sem fim?
18 Você tem alguma idéia da largura da terra? Responda, se é que você sabe tudo isso.
19 “De onde vem a luz, e qual é a origem da escuridão?
20 Você sabe mostrar a elas até onde devem chegar e depois fazer com que voltem outra vez ao ponto de partida?
21 Sim, você deve saber, pois é bem idoso e já havia nascido quando o mundo foi criado…
22 “Você alguma vez visitou os depósitos onde eu guardo a neve e as chuvas de pedra,
23 que ficam reservadas para tempos de sofrimento e para dias de lutas e de guerras?
24 Você já esteve no lugar onde nasce o sol ou no ponto onde começa a soprar o vento leste?
25 “Quem foi que abriu um canal para deixar cair os aguaceiros e marcou o caminho por onde a tempestade deve passar?
26 Quem faz a chuva cair no deserto, em lugares onde ninguém mora?
27 Quem rega as terras secas e despovoadas, fazendo nascer nelas o capim?
28 Será que a chuva e o orvalho têm pai?
29 E quem é a mãe do gelo e da geada,
30 que faz com que as águas virem pedra e que o mar fique coberto por uma camada de gelo?
31 “Será que você pode amarrar com uma corda as estrelas das Sete-Cabrinhas ou soltar as correntes que prendem as Três-Marias?
32 Você pode fazer aparecer a estrela-d’alva, ou guiar a Ursa Maior e a Ursa Menor?
33 Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra?
34 “Será que a sua voz pode chegar até as nuvens e mandar que caia tanta chuva, que você fique coberto por um dilúvio?
35 Você pode fazer com que os raios apareçam e venham dizer-lhe: ‘Estamos às suas ordens?’
36 Quem deu sabedoria às aves, como o íbis, que anuncia as enchentes do rio Nilo, ou como o galo, que canta antes da chuva?
37 Quem é capaz de contar as nuvens? Quem pode derramar a sua água em forma de chuva,
38 que faz o pó virar barro, ligando os torrões uns aos outros?
39 “Será que é você quem dá de comer às leoas e mata a fome dos leõezinhos,
40 quando estão escondidos nas suas covas ou ficam de tocaia nas moitas?
41 Quem é que alimenta os corvos, quando andam de um lado para outro com fome, quando os seus filhotes gritam a mim pedindo comida?
Gosto  3  há 11 horas
E para as demais coisas Devarim 29:29
Gosto  1  há 11 horas
Ou 29:28 (em algumas traduções)
Gosto  1  há 11 horas
Parashá Nitsavim: As coisas ocultas pertencem ao Eterno. As reveladas pertencem a nós e nossos filhos para cumprir as palavras da Torah.
Gosto  2  há 11 horas
Ou parafraseando Galileu: Eu mostro como é o firmamento, não o caminho para chegar ao Paraíso...
Gosto  1  há 11 horas
Obrigado, More Ventura pelos ensinos e pela oportunidade para debatermos este delicado tema! Todah!
Gosto  1  há 11 horas
Eu que agradeço a participação inteligente e equilibrada!
Gosto  2  há 11 horas
More Ventura, posso fazer uma sugestão?
Gosto  1  há 11 horas
Já que o tema é ensino, o senhor não gostaria de fazer uma série sobre educação e Pirkê Avot? Há tanta sabedoria e ensinos para os professores lá...
Gosto  3  há 11 horas
Sei que o alvo das discussões mishnaicas é o aprendizado da Lei Divina, mas há tantas aplicações práticas para nós neste volume, que ouvir alguém com conhecimento falando seria uma delícia para nossas almas.
Editado  Gosto  1  há 11 horas
ha um tempo cultivo a vontade de fazer videos sobre a obra! Falta o cuiltivo da vontade dar frutos! 
Gosto  há 11 horas
Essa proposta do Natan a respeito do Pirke Avot vale pelo menos umas 1000 curtidas.
Gosto  2  há 11 horas
Inclusive, ensina os estudantes a reagirem a doutrinação vazia...
Gosto  1  há 11 horas
E me despeço, com um cordial shalom, pois neste mesmo livro há uma recomendação sobre não perder o sono da noite.  Obrigado novamente, More Ventura! Em um futuro próximo, espero poder trazê-lo à Universidade de Brasília para que nos brinde com uma palestra. Shavua tov!
Gosto  3  há 11 horas
Agradeço querido amigo Natan Monsores! Será um prazer estar com vc em Brasília! Agradeço tbm a todos os amigos que curtem e comentam o post!
Gosto  há 11 horas
A todos que aqui escreveram eu peço (como já fiz em outros posts do moré Ventura) a licença para me manifestar a favor do que o Ventura escreveu. Também desejo cordiais saudações a todos. Escrevo aqui somente para lembrar que o princípio de que o nosso país é laico e democrático (não uma tirania de direita ou esquerda) foi o que nos permitiu o direito de existirmos como praticantes de nossa fé (seja ela qual for). Mesmo que não a tenhamos. Sendo assim, é um dever ensinar todos os pontos de vista a todas as pessoas (crianças ou não) para que elas vejam o que existe ao seu redor. Porque, também, o ensino deveria ser laico. Também penso, acredito, que a formação que já venha de sua casa, e que deveria (ou poderia ser) muito sólida, só seria enriquecida. Um bom intelectual de humanas pode me dizer se estou errado no que digo a seguir: Só podemos nos conhecer com qualidade olhando-nos no espelho que é o outro. Escrevo isso parafraseando Tzvetan Todorov que li a muitos anos atrás na faculdade, na minha graduação. Se eu estiver errado que me corrijam. Fiquem a vontade. Mas é pensando em perspectivas assim que acredito que devemos conhecer e ensinar nossos jovens com tudo o que é possível. Sejam teorias, leis ou fatos. Para terminar, uma brincadeira: Para mim é fato que os senhores desconhecem a realidade da vida dos professores ou das escolas onde trabalham quando generalizam o que pensam ou fazem esses nossos profissionais da educação. Como se, inclusive, desconhecessem que podem existir pessoas que partilham da mesma visão religiosa. Sendo assim me parece que teorizam com poucos dados ou especulam com fontes viciadas. E Gilberto Venturas , admiro seu discurso. Inclusive pela coragem. Onde a prática não está desconectada da teoria.
Editado  Gosto  2  há 2 horas
More, "impossibilidade estatística de ERROS GENÉTICOS AO ACASO terem resultado em organismos tão maravilhosos e complexos, como são os dos vegetais e dos animais." - Isto é o que chamamos de MILAGRE.  - que com todo o acaso, haja sido criada a vida como conhecemos na Terra.
Editado  Gosto  há 9 horas
eu não acredito muito nessa teoria...e o nome já diz: teoria.....Creio que ela não atrapalha nenhum tipo de fé religiosa....Eu penso que esse planeta continha os elementos necessários para a eclosão de cada espécie....Por isso, na Torah está escrito que o homem foi formado do barro......dos elementos desse mundo....e tb porque quem registrou o relato...assim, pensou no oleiro uma profissão nobre na antiquidade.....De fato , uma das imagens de Hashém é o de um oleiro......que molda......fabrica vasos....Somos vasos..e dentro de cada recipiente há o Ruah da criação....o sopro de vida....o espírito.....De fato tb vamos nos "moldando".....até nossa morte...assim , nosso vaso.....fica "completo ,,,bonito ou não.....imprestável, quebrado.....ou porcelana chinesa...rara e brilhante "
Gosto  1  há 7 horas
É melhor lidar com os animais do que a teoria'*
Gosto  1  há 6 horas
Caro amigo Silvio Naslauski, concordo contigo. Minha única questão é o MODO de acordo com o qual a citada teoria ainda é endinada em muitas - não todas - escolas.
Gosto  1  há 4 horas
Ate mesmo os maiores "teóricos", ganhadores de Nobel, da chamada teoria da evolução concordam com a imensidão da escada de improbabilidade que cadeias proteicas deveriam subir a fim de formar organismos simples. Se fizer uma estatística básica claramente se vê que nem a Eternidade seria uma escala de tempo para tamanha Sorte ou acaso supondo que este pudesse gerar processos ordenados! Muito interessante é o Livro do Dr. Gerald Schroeder físico nuclear do MIT e judeu ortodoxo que trabalha nesse aspecto: God According to God e também o Genesis and the Big Bang são ótimas referencias de um cientista experiente no assunto. Shavua Tov Chaver!
Gosto  há 4 horas
Não sei o motivo mas toda vez que alguém menciona a teoria de Darwin, vem em minha mente um palhaço de circo com nome Darwin ,é assim que vejo Darwin
Editado  Gosto  há 4 horas
Sou Agnóstico, e adoro ver os pontos de vista de cada um, seja ele religioso ou não, pois só assim poderemos viver em harmonia. Eu não descarto a possibilidade de existir ou não um Deus( 50% de ambos), pois acho ridículo o extremismo da total afirmação de existência, e de total negação de existência. Poxa, ninguém tem como provar nada, pra que ficar nesse mimimi todo? Sou estudante, e acho que o Senhor, Moré, está exagerando um pouco, pois o senhor fala de uma forma como se nas escolas os alunos estivessem sendo obrigados a acreditar nas teorias de DW, e negar o criacionismo, sendo que o que ocorre é o contrário! Por diversas vezes, meus professores falavam de uma forma que ridicularizavam Darwin, e vangloriavam o criacionismo, como a real verdade da vida! Eu já fui até ridicularizado por não negar que as duas podem ser certas.
Gosto  há 3 horas
Se o homem fosse uma evolucao do macaco, nao haveria mais macacos...
Gosto  há 3 horas
A discussão carece de informações mais científicas. Darwin não conheceu a genética, mas percebeu que as necessidades ambientais selecionam os indivíduos mais adaptados. A escola deve (ou deveria) ser o espaço de produção de conhecimento ou de preparação para a produção de conhecimento e não o espaço de dogmas e nenhuma teoria decente é um dogma. O problema mais grave é abrirmos a escola pra qualquer tipo de concepção, o que, na prática brasileira, já que não vivemos numa sociedade justa, seria entregar o espaço escolar para os poderosos grupos neo-pentecostais, o que já vem acontecendo. Me lembro bem de ter lido, quando hitler começou formando as SS e a polícia pública fez as primeiras prisões, ele correu para a imprensa defendendo o "direito de expressão". A ciência tem um procedimento rigoroso, em cuja participação exige um longo preparo, para formatar teorias.Evidentemente a ciência também está no mundo, no mudo da desigualdade e dos poderosos interesses. A escola, infelizmente, está cada vez mais longe de propiciar reflexão, teses, antíteses, sínteses, porque ela vem sendo sucateada para depois ser vendida. E, se não me engano, não há "direito absoluto", todo o direito tem limites. Abraços.
Gosto  2  há 3 horas
Muito bem. Eu gostaria de incluir no debate a questão de como as pessoas lêem e interpretam os textos da Bíblia.
Para mim, já é evidente que tanto cientistas ateus quanto religiosos padecem de sérios sintomas de intelectualidade na [leitura] das antigas escrituras, e essa é a essência do conflito entre eles.
Eu passei a concordar com muitas abordagens científicas ao começar a ler a bíblia com uma mente mais aberta e uma visão mais abrangente.

Primeiro: é um absurdo a pessoa ler o Gênesis e entender que literalmente o Eterno criou o universo, céus e terra, em apenas 7 dias de 24hs cada. Porque o Eterno não é um habitante do Planeta Terra, e portanto, o dia dEle não é um dia de 24hs, podendo ser então de 6 mil anos, ou até muito mais cada. 7 dias para o Eterno é um grão de arei na vastidão do tempo... digo, 7 "dias", de milhões de anos-luz cada...
Sinceramente, se religiosos e ateus-cientificistas tentam ler a bíblia dessa forma tão limitada, tentando acreditar que ali está se afirmando 7 dias de 24hs, então ambos padecem de alucinações fantasiosas, ambos caem na armadilha de seus próprios paradigmas, e os cientificistas, afinal, tornam-se aquilo que repudiam: fanáticos religiosos.

Concordo com o Moré plenamente que, atualmente, as teorias científicas estão também se tornando uma forma de religião... melhor dizendo, de crença religiosa, de fato. Os ateus estão ficando fanáticos e se apegando a suas próprias fantasias. 
É impressionante constatar a reversibilidade de todos os problemas sociais e culturais. Quanto mais um indivíduo tenta evitar alguma coisa, mais e se torna aquilo que evita. Mas há evidências de que os fanatismos religiosos sejam afinal induzidos nas sociedades; mídia, instituições governamentais, e sistemas curriculares educacionais são um grande instrumento para isso... instrumento de grupos na cúpula dessas instituições há centenas de anos... A industria cultural não só produz artigos de consumo, mas religiões também... de época em época, novas religiões são produzidas, FORJADAS, sob demanda de consumo, para diferentes nichos de mercado, e diferentes tribos urbanas com seus respectivos fanatismos: ateus, nerds, feministas, clubers, geeks, fankeiros, sadomasoquistas, testemunhas de jeová, etc, etc... Tudo virou religião a nível capitalista de consumo em massa.

De fato, tudo está voltando ao Caos novamente. Mas ao caos Simbólico, à desordem mais profunda, que é a nível espiritual. Entendem??...

Enfim, muito bom o debate.
Gostei de muitas colocações dos irmãos.
Shalom a todos!
Editado  Gosto  há 2 horas
Natã da Silva Targina, com todo o respeito, sou professor numa escola pública e ainda nem conseguimos sair da Idade Média e já sofremos críticas porque estamos defendendo "teorias científicas". Camarada, convido-o a participar comigo, a ver de perto a tragédia que é a escola pública brasileira, assim como o More Ventura, que se irmanou com a gente. Valeu.
Gosto  1  há 2 horas
Acredito que talvez, exista um ser superior por trás de tudo isso, mas não que viemos do barro.
Gosto  há 2 horas
A ciência tem um modo de lidar com o conhecimento, uma teoria nunca é algo 100% comprovado, a não ser nas formulações matemáticas. No entanto todos andamos de veículos, alguns andam de avião, todos já tomamos algum antibiótico, tudo isso é ciência, da qual a moderna teoria da Evolução muito contribuiu
Gosto  há 2 horas
More Ventura , reforço a solicitação do Natan Monsores, abra um série estudos (pelo facebook?) sobre o Pirkê Avot ou Talmud!
Editado  Gosto  há 2 horas
A escola não deve ensinar o criacionismo pelo simples fato de não ser uma teoria científica. A crença religiosa é algo que se sustenta pela fé pessoal, então não tem como ensinar isso na escola. E a teoria do evolucionismo não contraria de modo algum a existência de Deus.
Gosto  2  há 2 horas
Esse Ventura é formidável, o currículo oculto nas escolas, possibilitaria descobrirmos outro mundo. Exemplos: como são autoritários e sem fundamentação epistemológica nossos 'atuais professores', Que a grande maioria dos professores jamais leu Machado de Assis e que em sua ampla maioria lêem Zíbia Gaspareto, auto ajuda-lixo, como Mentes Brihantes professores fascinantes e ignoram simplesmente qualquer experiencia cultural que a comunidade tenha. Estamos realmente em um momento perigoso!
Gosto  há 2 horas
Davo HaOr, não te respondi ontem pq I turn off. Onde está a diferença entre um ser inanimado e um ser vivo? No sopro de vida! Na alma, no espírito. Gosto muito das menores partículas, os átomos, as moléculas, as células, os aminoácidos. O nosso corpo é um conjunto de proteínas. Lembras das aulas de química orgânica, as ligações covalentes, os eletrólitos? Coisa mais q de gênio, divina! Me lembro bem do meu professor de biologia, no CPII, q parecia com o Chico Buarque, ensinando a Teoria da Evolução. Passou despercebido para mim. Era apenas uma teoria, mas a minha crença, não passou, cresceu e cresce a cada dia. Vc sabe a diferença entre alma e espírito?
Editado  Gosto  há 1 hora
Caro Gilberto, estão querendo ensinar coisas mais 'complicadas' do q Teoria da Evolução para as crianças. A cartilha q citei, da qual os pais se posicionaram contra, da Secretaria de Educação do Estado, continha explicações sobre sexo anal! Isso é coisa pra criança?
Editado  Gosto  há 1 hora
velho problema.... criação ou evolução.... se criaçionismo é somente crença religiosa, os defensores do "acaso" evolucionista não teriam do que se queixar. todos teriam essa questão como definitiva. a questão é que o criacionismo não precisa da chamada prova empirica porque o que está na natureza não precisa ser provada. o homem é um ser criado ou evoluido? ele é uma transformação de uma geléia ou nomus em um ser inteligente? a vida em si, é uma realidade que não precisa de experimentação. nem Charles Darwin, criador da teoria das espécies, acreditava nesta teoria. nos seus ultimos dias de vida ele negou a eficácia de sua teoria, esta,baseada em suposições. a vida e muito complexa, e as suas consequencias , as vezes e tão grande que é impossivel qualquer compreensão lógica. o ensino das escolas não deveriam se basear em suposições ou deduções, mas na realidade das experimentações espontaneas e através daquilo que e incontestavel, ou seja, a criação. nada nesta vida acontece por acaso. e isso não é somente religião. que o diga galileu.
Gosto  há 1 hora
O livro didático na escola é uma material de apoio e não o centro do processo pedagógico. Os professores, principalmente os de História, trabalham com as múltiplas leituras de diversos fatos. Para a História, enquanto Ciência, não há VERDADE e sim VERSÕES. Inclusive no que diz respeito às origens do ser humano.
Gosto  há 52 minutos
Edinaldo de Alencar, compartilho com vc q a escola deva ter ensino laico (e existem escolas com ensino religioso de acordo com a crença da família) e a evolução ensinada como teoria e não como ponto final, mas por que tanta ênfase à essa teoria? Deveriam tb ensinar q o próprio autor da teoria no fim de sua vida pensou diferente. Por que outras teorias não recebem a mesma atenção nas escolas? Q faculdade vc fez HÁ anos atrás?
Editado  Gosto  há 41 minutos
se o material de apoio, na escola, não é o metodo pedagogico,e se professores de historia trabalham com inverdades, já que trabalham com diversa leituras, que são simplismente versões, como se pode fazer provas de conhecimento, baseado nesta metodologia? metodologia do acaso? pode o centro pedagógico, responsavel pela educação basear-se em deduções? no imprevisivel? a história, como ciência, deveria procurar parametros confiaveis, estruturas biobibliograficas para estabelecer uma questão.ou seja a pesquisa empirica ou como dizia Herman Cohen, o estabelecimento da verdade. o resto e fantasia.
Gosto  há 35 minutos
Buscar o estabelecimento da verdade? Qual verdade? Teorias são desenvolvidas para se explicar fatos que, no caso da História, podem ser e são, revisadas, derrubadas, debatidas. Se não proceder assim estaremos formando dogmas e não desenvolvendo reflexão, que é a finalidade das Ciências Sociais!!!

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Capítulo 1: De volta ao passado oco Capítulo 2: Varão em perigo Capítulo 3: Desodorante Roll-on Capítulo 4: Travesti de Satanás Capítulo 5: Tragédia em Cristo Capítulo 6: Evangelizando na Cadeia Capítulo 7: Direto para o Inferno Capítulo 8: Inimigo Misterioso Capítulo 9: Ataque Satânico
Capítulo 10: A Noite da Concepção (revelação da paternidade de Layla Camila) Capítulo 11: O tempo não pode apagar
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It reminded me of a statement that an old roommate made about me last year: “I can’t ever imagine you depressed.” It floored me, because I wasn’t always like this. I spent a lot of my youth just generally bummed out about life. And then in my 20s, I was always lamenting whatever I didn’t have.
However, something about my 30s has filled me optimism. I wish I could tell you what it is, but I simply determined to enjoy my life. I want to be happy. I seek out happy things, and miraculously happiness seems to find me.
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“Seek and ye shall find.” Read the follow-up blog: What Makes You Happy?
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