quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Guião Catequético com subsídios prementes - 9


Magalhães Luís
https://www.facebook.com/marcio.machadodossantos.71/posts/456597201112896 [As fêmeas que matam as suas crias e outras aparentes incoerências]
Não gosto1Mais28 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
O infanticídio pode ser um instrumento eficiente para a sobrevivência de determinadas espécies de animais, indicam um crescente número de estudos.
A ideia é chocante do ponto de vista humano, mas a realidade é que para muitos filhotes de animais, a maior ameaça à sua sobrevivência vem de sua própria espécie.

"Não é como um ato de predação, que é silencioso", disse o especialista em leões Craig Packer, da University of Minnesota, em Falcon Heights, Estados Unidos.
"Durante o infanticídio há rugidos, é violento e muito perturbador", ele diz, descrevendo como leões adultos matam os seus filhotes.
"Eles mordem (os filhotes) atrás da cabeça e na nuca, esmagando os seus abdomens."
O infanticídio tende a ser pouco estudado enquanto recurso para garantir a sobrevivência dos mais fortes numa determinada espécie. Entretanto, há registos de que ele acontece entre roedores e primatas, peixes, insetos e anfíbios.

Vantagens múltiplas
Segundo estudos, o infanticídio pode trazer benefícios às espécies animais que o cometem, como maiores oportunidades para que o infanticida se reproduza e mesmo alimentação (quando o infanticida come o filhote morto). Matar um filhote é também uma maneira de evitar que seus pais tenham que investir energia para cuidar da cria.
O infanticídio é com frequência cometido por machos adultos.
Normalmente, a proteção que um filhote recebe do pai cumpre um papel importante em assegurar a sobrevivência do bebê. Mas quando novos machos entram em cena, tudo pode mudar.
Os machos recém-chegados tendem a derrubar os machos pais de suas posições no topo da hierarquia do grupo. Se eles conseguem ferir, expulsar ou até matar um macho que ocupava uma posição dominante no grupo, tomando o seu lugar, os filhotes do antigo líder passam a correr grande risco.
Isso acontece porque machos recém-chegados com frequência têm apenas um objetivo: ter seus próprios filhotes com a mãe.
Em sociedades de leões, por exemplo, matar filhotes faz com que suas mães voltem a ficar férteis mais rápido, aumentando a chance de que os novos machos se reproduzam.
E se não matam filhotes alheios, correm o risco de que os filhotes do antigo líder cresçam e deem o seu próprio golpe.

Estratégia feminina
Mas o infanticídio não é cometido apenas por animais machos. Fêmeas também o praticam, disse o zoólogo Tim Clutton-Brock, da University of Cambridge, na Inglaterra.
"Fêmeas matam os filhotes umas das outras com a mesma prontidão", ele disse.
Ratas matam as crias de outras fêmeas para se alimentar e se apoderam dos ninhos para criar seus próprios filhotes. Ratas também matam sua própria cria se os filhotes têm deformidades ou ferimentos. Isso permite que elas concentrem seus recursos em outros filhotes.
O infanticídio também pode aumentar o sucesso reprodutivo de um animal, reduzindo a competição para os filhotes do infanticida. Besouros fêmeas matam as larvas de suas rivais para assegurar que suas próprias larvas sobrevivam.
Este comportamento foi observado também em mais de 40 espécies de primatas, mas em muitas dessas espécies as fêmeas usam estratégias para reduzir os riscos de que ele ocorra - segundo um estudo publicado na revista científica Journal of Theoretical Biology.
A saída utilizada por estas fêmeas é o acasalamento com parceiros múltiplos para gerar o que os especialistas chamaram de "confusão de paternidade". Ou seja, os machos não sabem quem é o o pai do filhote.
Isso dá aos filhotes maiores chances de sobreviver quando novos machos tentam se integrar no grupo.
"Num grupo com múltiplos machos, em primatas como os babuínos, se dois machos se acasalam com a mesma fêmea e nenhum sabe quem é o pai do filhote, isso reduz o risco de infanticídio", disse Clutton-Brock.

Suricatos
Quando há mudanças na hierarquia de dominância, "o infanticídio ocorre apenas quando a chance de o assassino ser o pai do próximo filhote é alta", disse o estudo.
Os suricatos (mamíferos pequenos e altamente sociáveis que habitam regiões inóspitas) se reproduzem de forma cooperativa, ou seja, se um macho alfa e uma fêmea alfa se reproduzem, outros integrantes do grupo em posições de subordinação ajudam a criar os filhotes do casal alfa.
Fêmeas dominantes matam filhotes de subordinados e os próprios subordinados, se tiverem cria própria, podem também matar o filhote de uma fêmea dominante.
Suricatos machos, no entanto, não sujam suas patas com o sangue de filhotes.
Clutton-Brock explicou: "Suricatos machos não apresentam (comportamento) infanticida porque assim que (as fêmeas) têm filhotes, ficam prontas para se acasalar novamente. Então, matar crianças não interessa aos machos".
Uma situação que contrasta bastante com a dos leões, onde as fêmeas passam quase 18 meses amamentando após o nascimento dos filhotes.
Sabe-se que os machos nômades, ou coalizões de machos competindo pelo controle de matilhas, matam filhotes com o objetivo de fazer com que a mãe volte a ficar fértil. Desta forma, podem reproduzir-se com ela.
EditadoNão gosto1Mais28 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
Macacos reconhecem 'amigos' em fotos, diz estudo »» http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110317_macacos_fotos_pu.shtml
Macaco se lava com urina para atrair fêmea, diz pesquisa »» http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/02/110224_macaco_urina_bg.shtml
Macacas ensinam filhotes a passar 'fio dental', diz estudo »» http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/03/090312_macacofiodentalml.shtml
EditadoNão gosto1Mais28 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
https://www.facebook.com/groups/500108853376842/permalink/608321399222253/ [Gostaria de saber onde na Torah e na Tanach adverte-se sobre a vinda do Cristianismo e do Islamismo que ontem e hoje e amanhã desviou/desvia/desviará as pessoas da verdadeira adoração a D'us o Eterno????] »» https://m.facebook.com/groups/500108853376842?view=permalink&id=608321399222253

Ariel Haddad O Senhor te levará a ti e a teu rei, que tiveres posto sobre ti, a uma nação que não conheceste, nem tu nem teus pais; e ali servirás a outros deuses, ao pau e à pedra. Deuteronômio 28:36
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 19:42 · Gosto · 2Reply

Ariel Haddad E o Senhor vos espalhará entre todos os povos, desde uma extremidade da terra até à outra; e ali servireis a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais; ao pau e à pedra. Deuteronômio 28:64
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 19:43 · Gosto · 2Reply

Ariel Haddad Que dizem ao pau: Tu és meu pai; e à pedra: Tu me geraste; porque me viraram as costas, e não o rosto; mas no tempo da sua angústia dirão: Levanta-te, e livra-nos. Jeremias 2:27
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 19:43 · Gosto · 2Reply

Ariel Haddad E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira. Jeremias 3:9
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 19:44 · Gosto · 3Reply

Giovani Franciele Araujo Nos Salmos 22 o salmista Davi inspirado pelo Espírito Santo diz que o Messias sofre mas triunfa. Todos os que me veêm zombam de mim, estendem os lábios e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre Salmos 22:7-8. Em Isaías 53 o profeta inspirado pelo Espírito Santo diz que o Messias seria rejeitado pelo seu povo. Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado nos trabalhos, e como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53:3-9.
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:29 através de telemóvel

Giovani Franciele Araujo Em Deuteronômio 18:15 está escrito: O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu, a ele ouvireis. Sabemos que Jesus veio da linhagem de Davi. Em Jeremias 23:5 está escrito: Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo, e sendo rei, reinará e prosperará.
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:39 através de telemóvel · GostoReply

Ariel Haddad Giovani você está citando Salmo 22 dentro de uma interpretação cristã.

Na verdade o Salmo 22:17 da Bíblia Judaica quando traduzido corretamente lê-se:

“Eles cercaram minhas mãos e pés como um leão*”, referindo-se ao Rei David sendo perseguido pelos seus inimigos, os quais são comumente citados como um leão (como em Salmos 7 e 17).

Contudo, quando lida fora de contexto e mal traduzida, como “Eles furaram minhas mãos e meus pés”; como aparece em versões cristãs, a passagem intencionalmente faz evocar pensamentos sobre Jesus.

Este exemplo demonstra apenas um dos muitos versos que os missionários distorcem e traduzem mal para servirem a seus propósitos.

O Judaísmo tem uma resposta e uma explicação para cada um destes exemplos.

A regra de ouro é sempre perguntar: “Estes versos estão sendo lidos dentro do seu contexto e com uma tradução exata?”.

Infelizmente, a maioria dos “cristãos” aceita cegamente a interpretação cristã, sem que nunca tenham ouvido falar ou compreendido corretamente visão judaica.
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:41

Luiz Augusto Ribeiro Franco giovani o messias será da linhagem de Davi por parte de Pai, portanto jesus não era da linhagem de Davi, Ariel se eu estiver errado favor me corrigir, pois sempre aprendo com vc. Shalom
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:56 através de telemóvel · Gosto · 2Reply

Ariel Haddad Você está correto em sua afirmação Luiz.
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:57 · Gosto · 1Reply

Ariel Haddad Giovani Franciele Araujo tirando eu e mais uns poucos que são judeus no grupo, posso afirmar que quase 90% do grupo não seja de judeus. E por isso mesmo não tem o nome de GRUPO DE ESTUDOS PARA JUDEUS!

É uma questão de educação, polidez, fineza saber tratar as Escrituras Sagradas como qualquer pessoa, não importando a religião, cultura, língua, posição social, cor de pele etc...
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 20:59

Giovani Franciele Araujo Luíz Augusto o Messias é da linhagem de Davi pelo reinado de Davi e não biologicamente. O reinado de se assemelha ao reinado do messias.
Sábado, 28 de Dezembro de 2013 às 21:02 através de telemóvel

A MINHA RESPOSTA:
http://m.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fcavbyxx.blogspot.pt%2F2013%2F12%2Fo-messias-luz-do-judaismo-e-outras.html&h=kAQGwNvYu&s=1
EditadoNão gosto1Mais29 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
Rabino Gilberto Venturas » https://www.facebook.com/more.venturaii?hc_location=stream

UFC X LEI JUDAICA

Após o acidente ocorrido na luta de hj, recebi no Face algumas perguntas sobre como o judaismo encara este tipo de atividade esportiva.
Aqui vai a resposta, a qual compartilho com todos os interessados, mas antes expresso meus desejos de plena recuperação ao Anderson Silva, ressaltando que apresentar uma opinião contrária, não nos impede de desejar o bem ao próximo.

Aqui vai a resposta:

De acordo com a lei judaica, nossa participação em combates agressivos, como por exemplo, os do UFC, MMA e etc, é CLARAMENTE PROIBIDA, pois expõe seus participantes à riscos de FERIMENTOS* GRAVES e até mesmo, em certos casos, ao risco de ÓBITO*, INFRINGINDO, assim, um dos maiores PRECEITOS DA TORAH que nos comanda cuidarmos MUITO bem de nossas VIDAS.

O Shulchan Aruch* afirma que nem com o aval de seu colega, uma pessoa poderá feri-lo, pois ninguém tem permissão de fazê-lo, nem mesmo com seu próprio corpo, (que nada mais é do que um PRESENTE DO ETERNO)!

Seguem algumas fontes.
Abs a todos! MoreVentura

*Talmud Baba Kama 90B
*Talmud Shabat 32A
*Shulchan Aruch Harav -Leis de danos ao corpo, artigo 4.
EditadoNão gosto1Mais29 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
http://www.rtp.pt/play/p50/e139124/a-fe-dos-homens »» 27 Dez 2013 AD »» FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
Não gosto1Mais31 de Dezembro de 2013

Magalhães Luís
http://rhemadizente.blogspot.pt/2014/01/em-obras.html?zx=1181e245cc3b4ecf »» DEBATE EM OBRAS - Debate sobre judaísmo - Marcos Andrade Abrão x João Alves Correia - Yeshua é o Messias? | Did YHWH chose Jerusalem or Shechem?
EditadoNão gosto1Mais18/1 às 8:19

Labels

Blogroll

Search

Popular posts

Protestante por consciência calvinista e zuingliana, um teísta remanescente (cristão integrado na Oholyáo de YÁOHU UL/Ele-Ela) antinominiano esteta ecuménico e inclusivo

Blogger templates

Blognovela - Simplismente Layla

Capítulo 1: De volta ao passado oco Capítulo 2: Varão em perigo Capítulo 3: Desodorante Roll-on Capítulo 4: Travesti de Satanás Capítulo 5: Tragédia em Cristo Capítulo 6: Evangelizando na Cadeia Capítulo 7: Direto para o Inferno Capítulo 8: Inimigo Misterioso Capítulo 9: Ataque Satânico
Capítulo 10: A Noite da Concepção (revelação da paternidade de Layla Camila) Capítulo 11: O tempo não pode apagar
Capítulo 12 - Final: The End (o fim em inglês)


Fluir.tv
edsom on livestream.com. 


A minha Lista dos meus blogues

Número total de visualizações de páginas


Blogger templates

Inspiration Report
If your brothers in Christ were to describe you in one word, what would it be?
In many old letters, I noticed several friends wrote down that when they think of me, they get the word: “happy”. Warmed my soul.
It reminded me of a statement that an old roommate made about me last year: “I can’t ever imagine you depressed.” It floored me, because I wasn’t always like this. I spent a lot of my youth just generally bummed out about life. And then in my 20s, I was always lamenting whatever I didn’t have.
However, something about my 30s has filled me optimism. I wish I could tell you what it is, but I simply determined to enjoy my life. I want to be happy. I seek out happy things, and miraculously happiness seems to find me.
Pastor and author Joel Osteen is famous for speaking up for happiness and the importance to practice it every day. You can’t wait for circumstances to get better. You have to create your own good fortune. So look for ways to be happy every day.
“Seek and ye shall find.” Read the follow-up blog: What Makes You Happy?
More Wisdom from The Osteens:Joel Osteen on the Creative Power of Words Become a Better You Victoria Osteen Says ‘Love Your Life’
Read more:

This Week on Hour of Power - Easter 2011 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

Hour of Power Ep. 2151 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.