Falemos da Unidade Cristã. Caminhos diferentes. Os evangelicais têm uma relação com a Palavra numa linha mais indutiva, intuitiva. Os Católicos e outros somos mais redutivos. Os Católicos, Ortodoxos, Protestantes da Reforma, perguntam: "O que tenho de fazer a partir da escuta desta Palavra?" Protestantes Evangelicais (Igrejas Livres): "Quais são os horizontes que esta Palavra me impõe?"
Diálogo Ecuménico: http:// www.rtp.pt/play/ p50/e106278/ a-fe-dos-homens
NÃO É INDUTIVA A PALAVRA DOS EVANGÉLICOS. É ESTUDADA E MUITAS DAS VEZES O ESPÍRITO SANTO REVELA A PALAVRA E DEUS FALA CONOSCO ATRAVÉS DA PALAVRA. PELA PALAVRA SOIS LIMPOS. E NÃO PRECISAMOS DE HOMENS. É SOMENTE ORARMOS A ELE E ELE FALA CONOSCO. BEM DIFERENTE DOS CATÓLICOS.
O que você quer dizer é que é pentecostal. Essa postura é partilhada pelos carismáticos católicos. Aqui, no meu contexto europeu, os evangélicos são tradicionais. Daí o teólogo mencionar o indutivo.
E já constam mais de 20.000 religiões diferentes, cada uma exclui todo o mundo da "salvação", cada uma diz que é a única.
A unidade na diversidade é vista a partir do futuro. Vide as respostas-propo stas dos especialistas no ecumenismo: http:// www.rtp.pt/play/ p50/e106278/ a-fe-dos-homens
Os católicos excluem os protestantes e os protestantes excluem os católicos por exemplo, e ambos são cristãos.
Aí no Brasil com o Conic e em Portugal com o Copic, temos um bom testemunho de unidade.
O ecumenismo - a palavra vem do grego oikuméne, com o significado de Terra habitada: o Homem é, por natureza, ecuménico, universal -, enquanto movimento para alcançar a união dos cristãos, teve início no princípio do século XIX, mas, oficialmente, inaugurou-se com a Assembleia de Edimburgo em 1910. No entanto, só em 1948 se realizou em Amesterdão a primeira Assembleia Geral do Conselho Ecuménico das Igrejas, e a Igreja Católica só fez a sua conversão ecuménica profunda no Concílio Vaticano II (1962-1965), cujo cinquentenário se celebra este ano.
O fundamental, como diz São João, é acreditar em Deus, que é Amor, e no seu enviado Jesus Cristo, que deu testemunho desse Amor até à morte. Unidos no essencial, por que não se reconhecem mutuamente?
Logo no início, houve, entre os cristãos, conflitos de interpretações, dizendo os Actos dos Apóstolos que chegaram a "altercações violentas". Reuniu-se então uma assembleia, e é interessante que a facção mais "conservadora" confiou na ala mais "liberal", impondo uma só condição: "Que não se esquecessem dos pobres." Como acentua o teólogo catalão J. I. González Faus, a causa dos pobres passou assim a ser critério da verdadeira liberdade e factor de unidade para a Igreja.
Recentemente, os cristãos foram despertando para uma consciência ecuménica global e, consequentement e, para a urgência do diálogo inter-religioso . Neste contexto, fez história o encontro entre 130 líderes religiosos mundiais, há 25 anos, em Assis, a convite do papa João Paulo II. Lembrando esse acontecimento, Bento XVI juntou, de novo em Assis, em Outubro passado, 300 líderes das principais religiões, numa "jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz e pela justiça no mundo". Tema central: precisamente a paz e a justiça. Não foi por acaso que nessa semana o Conselho Pontifício Justiça e Paz publicou um documento, pedindo a criação de uma autoridade financeira mundial e criticando asperamente "o liberalismo económico sem regras e sem controlo". "A situação actual é como uma guerra por causa da injustiça no mundo".
Entre os responsáveis religiosos, de mais de 50 países, havia shintoístas, sikhs, budistas, confucianos, hindus, taoístas, jainistas, baha'is, zoroastrianos, iorubas, animistas, judeus, muçulmanos, católicos, ortodoxos, luteranos, anglicanos, baptistas... A novidade: também agnósticos e ateus.
Neste autêntico mosaico das religiões, todos se comprometeram a trabalhar pela paz no mundo e a acabar com a violência, a guerra e o terrorismo. Um dos quatro intelectuais agnósticos, o filósofo G. Hurtado, sublinhou que "estão comprometidos na busca da verdade e dispuseram-se a participar na jornada como um sinal do seu desejo de trabalhar juntos para construir um mundo melhor". E Julia Kristeva lembrou que as palavras de João Paulo II - "não tenhais medo" - não foram dirigidas só a crentes, mas a todos, e insistiu na necessidade de procurar cumplicidades entre o humanismo cristão e o que surgiu do Iluminismo e da Revolução Francesa. "Para que o humanismo possa desenvolver-se e refundar-se, chegou o momento de retomar os códigos morais do curso da História, renovando-os para as novas situações".
E digo-te mais, caro Eliezer Abensur, ao catolicismo português isto pouco diz, porque as confissões protestantes e ortodoxas, em Portugal, quase sempre eram e são formadas por ex-católicos ou então por imigrantes: os ingleses anglicanos do Vinho do Porto, os alemães luteranos da Linha e de um ou outro sítio onde havia minas de volfrâmio e agora os ucranianos ortodoxos um pouco por todo o país.
Verdadeiro ecumenismo não é necessário. Podemos não nos darmos com o vizinho do lado, mas tanto ele como eu, mais ou menos crentes, mais ou menos ateus, somos católicos. Para mais, por muito que digam, o verdadeiro ecumenismo é uma questão de cúpulas, não de povo. O povo dá-se bem. Se as cúpulas quisessem, a união fazia-se. Uma questão das hierarquias.
Mariano Perrón, delegado de Ecumenismo da Arquidiocese de Madrid, diz isso mesmo: "Las diferencias entre cristianos las establecen las jerarquías eclesiásticas más que los mismos fieles"
É como te digo: o verdadeiro ecumenismo é uma questão de cúpulas, não de povo. O povo dá-se bem. Se as cúpulas quisessem, a união fazia-se. Uma questão das hierarquias.
Num Concílio Vaticano III, se os católicos não regressarem a Trento e ao dogmatismo, voltarão a aprender com as tendências moderadas das atuais igrejas reformadas.
Mariano Perrón es Delegado de Ecumenismo del Arzobispado de Madrid:
"Ninguna iglesia tiene las manos limpias. Todas han torturado a algún otro hermano cristiano"
"Las diferencias entre cristianos las establecen las jerarquías eclesiásticas más que los mismos fieles"
Não ocorre uma fusão dessas religiões, ocorre uma demonstração de convivência pacífica. O Catolicismo, assim como todas as religiões cristãs, está pagando o ônus de ter apostado suas fichas na vinda de Jesus no ano 2000. Como ele não veio estas religiões estão em crise e inclusive evitam falar do fiasco do ano 2000.
Mas o cristianismo classifica entre "filhos de deus" e "criaturas de deus". Filhos de deus são os membros da religião deles e criaturas de deus são todo o resto da humanidade.
Gosto há 1 hora
Como superar o fato de que cada igreja cristã se considera a detentora da única mensagem de Jesus e que todo o resto da humanidade está condenada a danação eterna?
Toda denominação cristã se arroga ser a única detentora da mensagem de Jesus, desde a criação da igreja católica por Constantinus.
Oração de Lutero que João Paulo II pediu que lessem »
Faz que busquemos a tua única e eterna verdade
Pedimos-Te, ó Senhor, e Te suplicamos,
nós pobres pecadores que,
por meio do teu Espírito,
conduzas à unidade
o que está fragmentado,
que unas o que está separado,
convertendo-o numa só coisa.
Faz que busquemos a tua única e eterna verdade,
deixando de lado todas as divisões,
de tal modo que, num só pensamento
e num só sentimento,
caminhemos para Ti, Senhor Jesus Cristo.
Martinho Lutero (1483-1546)
João Paulo II pediu que este texto fosse lido no final da visita que fez à igreja luterana de Roma (11 de Dezembro de 1983).
O Credo de Nicéia estabelece que:
“Creio em um só Deus, Pai onipotente, Criador do Céu e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos; Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial com seu Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o Qual, por causa de nós homens e por causa da nossa salvação, desceu dos céus e, por virtude do Espírito Santo, tomou carne da Virgem Maria e foi feito homem. Também, por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, sofreu e foi sepultado; e ressuscitou no terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu para o céu; está assentado à direita de seu Pai e outra vez há de vir, com glória, para julgar os vivos e os mortos; e do seu Reino não haverá fim. E (creio) no Espírito Santo, Senhor e vivificador, que procede do Pai e do Filho; o qual simultaneamente com o Pai e o Filho, é adorado e conglorificado; o qual falou pelos profetas. E em uma só Igreja Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.”
Ou seja
1 Existe um deus
2 Jesus é o filho desse deus e é igual ao pai, ou seja, ele mesmo é deus.
3 Jesus desceu dos céus para nos salvar usando sua virtude.
4 Jesus nasceu de Maria se materializando e ela permanceu virgem.
5 Jesus foi crucificado por Pôncio Pilatos e ressucitou no terceiro dia e depois subiu aos céus estando agora à direita de deus.
6 Jesus vai vir com glória para julgar os vivos e os mortos.
7 Existe a trindade que é a divisão de deus em três que ao mesmo tempo é um.
8 Apenas a igreja católica é a detentora da mensagem de Jesus.
"E em uma só Igreja Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.”
Partilhamos o mesmo batismo, o mesmo D'us Trino, a mesma Ressurreição, a mesma Igreja Santa, Católica e Apostólica, a mesma escatologia, um Bispo de Roma extraordinário, Francisco I, os teólogos interagem...
"Hemos dado pasos en todos los ámbitos: por ejemplo, en el del diálogo teológico entre iglesias. En Estados Unidos algunas iglesias luteranas que se habían escindido se reintegraron, constituyendo una sola unidad. Se hicieron comisiones para los temas más álgidos: por ejemplo, la justificación entre la Iglesia Luterana y la Católica; bautismo, ordenación, eucaristía, sacramentos en general, autoridad... tema que lleva vigente entre católicos y comunidad anglicana desde el año 65, y que ha dado muchísimos pasos."
"E em uma só Igreja Santa, Católica e Apostólica. Confesso um só batismo para a remissão dos pecados e espero a ressurreição dos mortos e a vida do século vindouro. Amém.”
O item 8 não é um problema. É uma antiga leitura tradicional das Igrejas Católica e das Ortodoxas. Cabe ao Espírito. O Espírito supera tudo. "Los 2 puntos clave [foram] el cisma de Oriente y el cisma de Occidente: los ortodoxos (iglesias orientales) y la Iglesia Católica".
"Impresiona ver juntos a un Papa y un Patriarca. Pero quitemos algo de incienso: si ha habido tanto acercamiento es porque hemos entrado en una fase de secularización muy fuerte. Las iglesias ya no son el cuerpo imperante social, política e ideológicamente en lo que llamamos occidente. Entonces, da miedo: o presentamos un frente común, o nos encontramos una sociedad cada vez más laica, donde no pintamos absolutamente nada y es imposible hacer llegar el mensaje evangélico."
Acima na citação pode ler "a Astúcia do Logos", numa perspectiva hegeliana. O Espírito "usa" a secularização como arma de unidade. Entendeu?
"Las iglesias ya no son el cuerpo imperante social, política e ideológicamente en lo que llamamos occidente. Entonces, da miedo: o presentamos un frente común, o nos encontramos una sociedad cada vez más laica, donde no pintamos absolutamente nada y es imposible hacer llegar el mensaje evangélico."
Vide: http:// www.ihuonline.un isinos.br/ index.php?option =com_content&vi ew=article&id=2 280&secao=280 [Lutero. Reformador da Teologia, da Igreja e criador da língua alemã]
O cardeal católico Walter Kasper contou que, num encontro de formação de leigos em Roma, que a coisa mais difícil que teve de fazer enquanto responsável pelo Conselho Pontifício da Unidade dos Cristãos, que promove o ecumenismo, foi beber vodka nas conversações com os responsáveis da Igreja Ortodoxa Russa. Um dia, um metropolita russo insistiu que o cardeal bebesse vodka ao pequeno-almoço. O que valeu foi que a vodka era bastante boa – disse o cardeal alemão.
Sempre bem-humorado, Walter Kasper contou também que a fé é uma virtude teologal, mas isso não quer dizer que todos os teólogos são virtuosos, tal como o facto de haver as virtudes cardeais não implica que todos os cardeais sejam homens de virtude.
"Lo que precedió a la Creación del Universo
Antes de crear el Universo, Hashem concibió siete conceptos* fundamentales para el funcionamiento del mundo:
1. Torá
2. Teshuva (arrepentimient o)
3. Gan Eden (paraíso)
4. Guehinam (infierno)
5. Kise hakavod (El Trono Celestial de la Gloria)
6. El Beit Hamikdash (Templo sagrado en Ierushalaim)
7. El nombre del Mashiaj."
Antes de crear el Universo, Hashem concibió siete conceptos* fundamentales para el funcionamiento del mundo:
1. Torá
2. Teshuva (arrepentimient
3. Gan Eden (paraíso)
4. Guehinam (infierno)
5. Kise hakavod (El Trono Celestial de la Gloria)
6. El Beit Hamikdash (Templo sagrado en Ierushalaim)
7. El nombre del Mashiaj."
13/5 Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
"o El mundo fue creado sólamente con el propósito de estudiar Torá y cumplir sus dictámenes.
o Teshuva fue concebida para mantener su existencia. Un mundo sin teshuva perecería inevitablemente a los ojos del juicio de Hashem.
o El Gan Eden fue concebido a fin de asegurar una recompensa para los justos.
o El Guehinam fue concebido a fin de dar castigo al malvado.
o El Trono Celestial de la Gloria fue concebido antes que el Universo a fin de manifestar la gloria de Hashem en el mundo.
o El lugar donde moraba la shejina (divinidad) permanentemente era el Beit Hamikdash. Por lo tanto, el concepto de Beit Hamikdash fue concebido como una condición para la Creación.
o El objetivo final de la humanidad es llegar a los días del Mashiaj; por lo tanto, el nombre del Mashiaj debía ser formulado aún antes de la iniciación."
o Teshuva fue concebida para mantener su existencia. Un mundo sin teshuva perecería inevitablemente
o El Gan Eden fue concebido a fin de asegurar una recompensa para los justos.
o El Guehinam fue concebido a fin de dar castigo al malvado.
o El Trono Celestial de la Gloria fue concebido antes que el Universo a fin de manifestar la gloria de Hashem en el mundo.
o El lugar donde moraba la shejina (divinidad) permanentemente
o El objetivo final de la humanidad es llegar a los días del Mashiaj; por lo tanto, el nombre del Mashiaj debía ser formulado aún antes de la iniciación."
13/5
Magalhães Luís
Meu caro o que é que isso tem a ver com a sua inteligência académica?!
Os gay são muito inteligentes.
E com muito bom gosto.
kkkkkkkkkkk
há 1 hora
Eliezer Abensur
Responde aí
Para você um homem deve se manter casto até o casamento, mas tudo bem se ele se casar com outro homem?
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
Não és casto, odeias ideias de gays...
Já respondi a isso. A castidade deve ser o nosso ideal.
há 1 hora
Eliezer Abensur
Para você um homem deve se manter casto até o casamento, mas tudo bem se ele se casar com outro homem?
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Eliezer Abensur
Tudo bem se ele se casar com outro homem?
Foi casto até o casamento e se casou com outro homem e tá tudo bem?
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
Essa resposta você tem que a procurar nas inúmeras teses académicas de conteúdo teológico e na ciência.
há 1 hora
Eliezer Abensur
Tudo bem se ele se casar com outro homem?Foi casto até o casamento e se casou com outro homem e tá tudo bem?
há 1 hora Enviada a partir do Chat
há 1 hora
Magalhães Luís
Não podemos pregar o Evangelho aos índios na Amazónia.
No Nepal, devemos respeitar esta forma de união.
há 1 hora
há 1 hora
Magalhães Luís
A ciência afirma que a homossexualidad e é algo natural.
E legítimo. Quem sou eu para contestar?
há 1 hora
Eliezer Abensur
Você usou um exemplo de cultura não cristã para defender algo que você acha ser cristão
Não serve como prova o Nepal
Voltando à questão...
Eliezer Abensur
Tudo bem se ele se casar com outro homem?Foi casto até o casamento e se casou com outro homem e tá tudo bem?
Dê exemplos dentro do cristianismo para apoiar a sua tese.
Magalhães Luís
Volte a ler melhor. Para compreender a profundidade da minha linguagem subliminar.
Meu caro, consulte a minha Igreja.
Ou consulte a PCUSA
há 1 hora
Eliezer Abensur
Sua linguagem pró-gay para defender ele e me cobrando castidade nada mais é do que parcialidade, dois pesos, duas medidas.
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
Se a minha Igreja aprovou...
Se a ciência aprovou...
Quem sou para contestar o evidente...
há 1 hora
Eliezer Abensur
Você se postou a favor daquele maluco, para tentar defender a cristandade, só isso
Mas o cara é doido e bissexual
há 1 hora Enviada a partir do Chat
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
Nada estranho.
Leia Regina Navarro Lins
e entenderá.
E reconcilie-se com Hegel...
kkkkkkkkkkkkk
há 1 hora Enviada a partir do Chat
há 1 hora
Magalhães Luís
"Therefore the synod issued a statement in 1995 that members of the church have equal rights, regardless of their sexual orientation or way of life. In this way the synod wanted to put an end to the uncertainty of homosexuals about their position in the church."
há 1 hora
há 1 hora
Magalhães Luís
Para evitar muitas reencarnações.. ..
kkkkkkkkkkk
E seja Hassid. não o quero à solta por aí.
kkkkkkkk
há 1 hora
há 1 hora Enviada a partir do Chat
Magalhães Luís
Eunuco por Amor ao Reinado dos Céus...
Já fui muito promíscuo na Faculdade.
Mas depois encontrei-me com a mística.
Com o Monaquismo...
Com Teresa D'Ávila...
João da Cruz...
Shalom!