EM OBRAS »
Vemos claramente que o Profeta Ezequiel fala que o Messias prometido é a
reencarnação do rei
David num de seus descendentes (que será a reencarnação dele próprio), não
adianta tentar distorcer o significado destes
adianta tentar distorcer o significado destes
versículos.
Em Ezequiel 34: 23 e 24, e mais adiante vemos em Ezequiel 37:25 ss. que
Em Ezequiel 34: 23 e 24, e mais adiante vemos em Ezequiel 37:25 ss. que
David será um príncipe para sempre, em Ezequiel 37:25 a 28 vemos a reconstrução
do templo e o reconhecimento das nações ao nosso D-US e nada disto realizou-se em
Yeshua (Jesus).
- Yaacov David Ben Yossef, quem é aquele que levou sobre si, as enfermidadesdos filhos de israel? Yeshayahu 53:4. Quem é aquele que foi ferido pelastransgressões dos filhos de Yisrael? Yeshayahu 53:5. Quem foi aquele quelevou sobre si, as iniquidades dos filhos de israel? Yeshayahu 53:6. quem éaqueleque sepultaram junto com as sepulturas dos ímpios? Yeshayahu 53:9.
- Isaias 53 fala de Efraim. Tirado da terra dos vivos (Israel) e encerrado nas suastumbas(igrejas e templos idolatras) que foram feitas pelos malévolos (descendentesde Essav).
- Yaacov David Ben Yossef, quando foi que Efraim levou sobre si, asenfermidades dos filhos de Yisrael?
- David Ben Yossef Desde quando o Eterno decidiu isso. E ainda levam atéhoje. Leia do 51 até o 53 e perceba este fato. Efraim só está repetindo omesmo que o pai Yossef no Egito. A única diferença é que Yossef venceu anegatividade, já Efraim está envolto nela, quando se especializa em ideias quenão estão de acordo com a vontade do Todo-Poderoso.
Os
sacramentos causam a graça de D'us.
Não é D'us quem, directamente, causa a graça.
Os sacramentos são entendidos como eficazes por si mesmos, têm poder próprio. Contudo, quem celebra os sacramentos é o clero. O sacerdote é um ser poderoso, que administra e infunde a graça. Tudo depende da sua consagração. Imagina-se que, a partir duma consagração, as substâncias do pão e do vinho são transformadas, respectivamente, nas substâncias do corpo e do sangue de Cristo. O povo, ao receber a hóstia consagrada (e quando lhe é permitido, ao receber o cálice,
bebe
verdadeiramente
o sangue de Cristo),
recebe verdadeiramente a carne de Cristo
e no sacerdote (Pater, Padre e Irmão), o mesmo admirável evento sucede. Esta doutrina é chamada de “transubstanciação”.
Momento na História da ICAR - Deu-se um momento histórico
na hemeroteca viva Católica
em que o povo começou a sentir-se
muito indigno de participar da Ceia do Senhor, pois tratava-se do próprio corpo natural de Cristo presente. Induzido pelo clero, deixou de comungar com regularidade. Ao povo só restava contemplar e adorar a hóstia, a carne e o sangue de Cristo presentes diante dos seus olhos. O ponto alto do culto era quando o sacerdote fazia Cristo tornar-se corporalmente presente na Ceia.
Gilberto Venturas
ISAIAS 53
Saudações, queridos amigos!
Como todos que acompanham minha atuação sabem, alimento um profundo respeito pela diversidade e pela fé de cada um. Por isso atuo na promoção do diálogo inter-religiosoe tenho muitos amigos padres, pastores, sheiks e etc. Portanto, o texto que escrevo agora nada tem a ver com tentativas de deslegitimar outras religiões ou de convencer seus adeptos a abandonarem-nas . O único intuito deste texto é prover, de forma respeitosa e democrática, uma explicação aos amigos interessados em conhecerem nossa visão a respeito desta fonte tão discutida, que faz parte de nossa herança espiritual e histórica.
ISAIAS
O livro de Isaias pode ser definido como um livro de admoestações e de previsões a respeito das catástrofes que recairiam sobre o povo de Israel e sobre seus vizinhos devido as suas ações não condizentes com a Vontade do Eterno e sobre as maravilhosas visões do profeta referentes à redenção do povo de Israel e da humanidade como um todo.
O estilo do livro é um tanto quanto surpreendente, pois mescla de forma abrupta, seus três temas com frequência.
Uma das razões pelas quais o livro mais tem sido evocado é devido às profecias do capítulo 53. Profecias estas que indicariam, de acordo com o cristianismo, a pessoa de Jesus/Yeshua, como o Salvador da humanidade e do povo de Israel.
ISAIAS 53
Para que você entenda nossa compreensão sobre o capítulo 53 é necessário que se atenha, antes de mais nada, ao modo como o sujeito principal da profecia é chamado pelo Eterno, ainda no capítulo 52, no versículo 13: Meu Servo.
Outra coisa importante é se ater a condição de existência do servo, relatada no cap 53, que em dado momento é rebaixado à muitas desgraças perante as nações e em sequência retorna em gloria, para espanto das mesmas.
SERVO.
Como em todos os textos, devemos nos ater ao contexto no qual o mesmo se encontra, e neste caso, devemos apontar o momento no qual o “Servo do Eterno” começa a ser citado de modo mais sistemático no livro de Isaias.
Isto acontece no capítulo 41, versículos 8 e 9, nos quais o Eterno afirma ter escolhido Jacob – o povo de Israel – Para ser seu Servo e protegido.
No capítulo seguinte - 42/1 em diante – O Eterno indica que a missão deste servo é levar a justiça e a Torah a todas as nações.
É neste mesmo capítulo que consta o termo “Luz para as nações” – 42/6.
Ainda neste trecho, o Eterno afirma que seu Servo é cego e surdo, o que aponta, obviamente para as limitações do mesmo, o que fortalece a relação entre a figura do Servo do Eterno e o povo de Israel – muitas vezes cego e surdo à mensagem do Criador - (42/18-20).
No versículo 22 deste mesmo capítulo, o texto acrescenta que “Este é um povo espoliado e esmagado. Todos foram aprisionados em mantidos em cárceres. Foram escolhidos como presa e ninguém os liberta; foram pilhados e ninguém exige.” – Aqui já começamos a ver uma relação óbvia entre “Este servo” e o servo sofredor do capitulo 53.
Capítulo 44
Nos versículos 1, 2, 21 e 26, o Eterno se refere ao povo de Israel como seu Servo.
Capítulo 45
No Versículo 4 o Eterno se refere ao povo de Israel como Meu Servo.
Capítulo 48
No versículo 20 o Texto chama o povo de Israel de Servo Jacob.
Capítulo 49
No Versículo 6 o povo de Israel é chamado de Meu Servo.
Capítulo 51
Neste capítulo, o profeta Isaias começa a falar de modo mais decisivo sobre a redenção do povo de Israel e de sua saída da condição de oprimido. Em seu último versículo (23) o Eterno diz que o povo de Israel – Mudará de lugar com seus opressores que por cima dele passavam como se fosse por uma rua. Esta mudança de situação é exatamente a relatada por Isaias no cap 53.
Capítulo 52
Neste capítulo o profeta anuncia a salvação do povo de Israel e seu retorno das cinzas à glória e a queda dos povos que o oprimiram durante seus dias de sofrimento. (52/ 1, 2 - 11,12)
Ainda no capítulo 52, no versículo 13, o profeta descreve mais detalhadamente este período de retorno de seu servo, o povo de Israel, de sua condição de dominado e humilhado a sua nova condição de gloria e respeito. É muito importante notar que este versículo é a introdução ao capítulo 53, que os irmãos cristãos interpretam como referente a figura de Jesus/Yeshua.
Capítulo 53
Agora que lemos o livro em sua sequência, temos claro o fato de que o Servo do capítulo 53 é naturalmente o mesmo citado desde o capítulo 41, ou seja, o povo de Israel, no momento em que ressurge das cinzas ao novo período de glorias, ambos citados nos capítulos anteriores.
Quanto a esta explicação alguns amigos me questionam:
Mas como pode ser que os versículos que retratam o servo do cp 53 referem-se ao povo de Israel, se o chamam de "Expiação pelos nossos pecados", "Ovelhas que foram mudas ao matadouro" e etc, se o mesmo povo pecou tantas vezes?
A resposta é simples, se nos lembrarmos do remanescente justo do povo de Israel que permanecerá fiel ao Eterno e que mesmo assim fora oprimido por diversas nações.
Exemplos de referências a este remanescente, peça chave na compreensão do texto, se encontram nos capítulos 10/21-22 . 51/7. 33/15,24. 44/22 46/3,4.
Termino este humilde texto reafirmando meu respeito pelos que compreendem a profecia de outro modo, e que meu único intuito é o de apresentar aos interessados a forma como percebemos o mesmo.
Um grande abraço a todos os irmãos no Eterno e que Suas Bençãos de Redenção, Paz e Amor inundem a face da terra, atingindo toda a humanidade, concretizando em breve a profecia de Isaias referente a paz que existirá entre o lobo e o cordeiro, simbolizando a família humana vivenciando o amor fraterno baseado no conhecimento de sua elevada origem espiritual, na condição de Filhos do Eterno.
More Ventura.
PS: Peço que todos os comentários sejam respeitosos e que mantenham o nível de discussão elevado e de busca da verdade, evitando ofensas e acusações.
www.facebook.com/more.ventura
Rafael Cruz e 194 outras pessoas gostam disto.
Gilberto Venturas
Querida amiga Regina M Rosalen, peço que não cole textos nas msgs. Se quiser argumentar sobre o conteúdo, as portas estão abertas, mas se começarmos com "colação de textos", daqui a pouco outros farão o mesmo e não teremos argumentação nenhuma. O próximo passo já conhecemos: Ofensas e brigas. Leia o que escrevi e se quiser argumente/comente.
Gilberto Venturas
Sim minha amiga Regina M Rosalen, compreendo que vc ame o texto, mas isso não significa que sirva para postar em msgs. Falo isso por experiência, pois qdo começamos assim, em pouco tempo são colados muuuitos textos e ninguem mais le. Próximo passo desta dinamica é o das ofensas e agressões. Por isso é bom que escrevamos nossas mensagens de modo assertivo e pontual.
Ivan Caldeira Salvador
O Servo do povo de Israel, foi Aquele, que É , que Foi e que já Era. Yeshua , Jesus o Cristo, o Filho de Deus , feito Carne, homem. Que foi crucificado em tempos de Poncio Pilatos, para a Salvação do Seu Povo, está é a Aliança final onde Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, onde abriu o caminho até o Pai.
Minha fé. Respeito a tua .
סילביו אוליביירה
Muito bom More Ventura, Parabéns.... Como você mesmo diz: "Show de bola".... Um grande abraço...
Helen Moia
Rabino compreendi o texto ,mas tenho uma duvida quanto um outro texto que se encontra em Zacarias 9:9 por favor Sr poderia me esclarecer,obrigada.
Franciele Moreira
Rabino colocou o que judaismo pensa e não pediu para ninguém rebate-lo com argumentos ou colagens.....Ele quis mostrar a visão judaica,isso aê rabino acho que pq alguns judeusficam calados a muitos caindo no erro achando que encontrou a coisa certa....Retorn ando a varios grupos de debate entra neles e para de ficar incomodando !!! Alias primeira coisa que ele falou foi respeito,entao respeite ele também....
סילביו אוליביירה
Pergunta: Por que essas pessoas querem converter, convencer, a todos que fulano, sicrano é o nosso prometido? Cada um acredita no que quer, eu vejo Isaías 53 como sendo um povo e não uma única pessoa. Com esses argumentos eles não vão a lugar algum, pois passaram de argumento para ofensas...
Carlos Felix Dos Santos
A questão parece-me muito simples: se os escritos bíblicos, como ninguém ousaria duvidar, tal a consistência dos testemunhos históricos, surgiram no seio de um determinado povo, em estreita ligação com a sua cultura, costumes, visão religiosa e história, o mero bom senso indica que a melhor hermenêutica para quem queira, de facto, entender o conteúdo e a mensagem desses livros, respeitando o seu contexto literário, é aquela que leva em conta, seriamente, o peso da tradição de sua leitura dentro da própria comunidade judaica, primeira destinatária do mesmos.
Lucinha Valois Leite
Desculpe More Ventura, mas lendo alguns dos comentários acima, não quero parecer ofensiva, mas também não posso deixar de pontuar que realmente é preciso de muita sabedoria para interpretar que está escrito no Tanah... Como já havia sinalizado antes, é muito difícil romper com as amarras da mitologia, da fantasia... É por essa razão que temos os sábios que através da hermenêutica nos ajuda a ir para alem das linhas, entrar nas entrelinhas e a ver o que a superficialidade dos nossos olhos não conseguem enxergar...
Pericles Mello
Excelente texto, parabéns.
Gilberto Venturas
Cara amiga Helen Moia, dê uma lida no capítulo inteiro de Zacarias 9 e verá de quem pode não se tratar. O texto é sobre uma profecia a respeito da destruição de Damasco 400 AEC e posteriormente fala sobre um rei que dominará o mundo inteiro (coisa que nunca aconteceu) Compreendo sua forma de compreender e a respeito, mas é óbvio que se baseia em uma tradição e fé e não em fatos que se concretizaram.
Annie Sebastian
Somos gratos, pela luz que veio para nosso lar,através deste pequeno texto.
Tatiana Corovtchenco
Moré, não sei se estou fugindo do assunto. Mas o que irrita muitas pessoas é que o tom usado pelos cristãos (geralmente os não-católicos) é de que eles estão certos e os outros estão errados. E se os que estão errados não se redimirem e aceitar eles serão punidos. Para os judeus, Jesus não é o Messias e nunca será e ponto final. Os escritos bíblicos estão aí para a interpretação de todos e é essa interpretação que define qual religião que o interpretador se encaixa. Gostaria muito que os cristãos deixassem os judeus em paz.
Pericles Mello
A questão envolve fé. Quando alguém diz "eu creio assim" dificilmente poderá haver diálogo, pois este tipo de colocação encerra qualquer possibilidade. Sempre é bom exploramos o texto dentro do seu contexto e não isoladamente. Este texto em particular é muito controverso e certamente seria visto de outra forma pelos muçulmanos, se eles o adotassem. O esclarecimento leva à reflexão. Devemos partir da premissa que não somos detentores da verdade e que muitas vezes nossa visão de mundo está errada, para que assim possamos estar abertos a novas possibilidades.Shalom a todos.
Carlos Felix Dos Santos
A autenticidade do diálogo inter-religiosoestá no respeito entre os seus interlocutores e, sobretudo, no esforço sincero de cada um compreender o que o outro pensa, sem que isto signifique abdicar das próprias convicções.
Gilberto Venturas
Cara amiga Tatiana Corovtchenco, o problema não são os cristãos, pois existem muitíssimos compreensíveis e respeitosos. O problema está com as pessoas que não conseguem lidar com o diálogo.
סילביו אוליביירה
Boa More Ventura tradição de fé, é isso mesmo que acontece, a fá é de suma importância, más não podemos esquecer de que somos seres pensantes, parar de pensar e se basear em algo que não tem fundamento algum, digo isso com todo respeito.
Tatiana Corovtchenco
Sim, Moré, por isso coloquei que geralmente são os não-católicos
Regina M Rosalen
O servo sofredor de Isaías 53:8 sofre a pena da transgressão, EM LUGAR DE O "MEU POVO" [Israel] "a quem a maldição era devida". Este não pode ser Israel.
O servo sofredor morre, é enterrado e é chamado de rico em sua morte (vers. 9), e a nação de Israel nunca morreu ou foi enterrada.
סילביו אוליביירה
Daniel sofreu pelo povo, Jeremias também, me diga Regina M Rosalen o que isso significa?
Gilberto Venturas
Amiga Regina M Rosalen... Vc já foi a Aushwitz e etc? Recomendo esta experiência... Assim compreenderá como o povo de Israel morreu e foi enterrado e de quebra compreenderá a profecia do vale dos ossos secos.
Robinson Canavezzi
Show Moré, Shalon abraços
Gilberto Venturas
Pode tbm questionar sua visão, amiga Regina M Rosalen, se observar que Jesus não foi "Abandonado por todos... Nem foi Constantemente enfermo..." (53/3). Afinal, de acordo com os evangelhos vários judeus seguiram Jesus e choraram sua morte.
Gilberto Venturas
Regina M Rosalen,as afirmações: "Não abriu sua boca" (53/7) tbm pode não conferir, pois Jesus disse "Pai afasta de mim este cálice..." "Pai, por que me abandonaste?"
סילביו אוליביירה
Regina M Rosalen, segundo as escrituras a ancestralidade do Messias será somente através do Rei Salomão,
Referência nas escrituras: 2º Samuel 7:12-17; Primeiro Crônicas 22:9-10;
Mas Jesus, segundo um texto cristão (Lucas 3:31) era descendente de Natã, um outro filho do Rei Davi, e não do Rei Salomão. Como você me explica isso?
Elanna Shalim
Jente ninguem e obrigado a aceitar Yeshua como messias,demonstrar e argumentar isso e valido,cada um vive na luz que acha conveniente isso e o livre arbitrio...Mas o que me inrrita e ver judeus e palavras torpes com o nome de Yeshua como se ele fosse um verme qualquer,isso nao cabe ao povo judeu,prescisam os ser imrepreensiveis em obras e palavras,respei tar a fe a crenca de cada um.para isso temos um juiz que julgara todas as coisas!!!!Shavu a Tov!!!!!
Gilberto Venturas
Veja isso tbm, amiga Regina M Rosalen: Em Isaias 52/14, consta que "Multidões ficavam estarrecidas ao vê-lo, dizendo que sua aparência estava desfigurada, enquanto que na história de Jesus não aparecem multidões estarrecidas.
Helen Moia
muito obrigada Rabino me esclarecimento agora não tenho mas no que duvidar sobre está questão já tinha ,pois já não estava mais crendo desta maneira só queria esclarecimento para quando alguém me perguntar eu ter uma resposta clara muito obrigada .....
Gilberto Venturas
Querida amiga Elanna Shalim, eu nunca me dirigi a Jesus de modo desrespeitoso e não concordo com os que o fazem! Respeito é muito importante quando se trata de fé e no mais, acho que ele deve ter sido, sim uma pessoa de muitíssimo valor, mas que teve sua mensagem e identidade deturpadas por pessoas que tinham objetivos diferentes dos dele.
Gilberto Venturas
De nada minha cara amiga Helen Moia!
Gilberto Venturas
Observação IMPORTANTE: As questões que apresento não impedem ninguém de continuar crendo da forma que cre, pois as interpretações nas quais creem tbm podem ser vistas como tradições de raiz. Meu intuito, como ja disse não é derrubar a fé de ninguem, mas sim, mostrar como e por que nós judeus compreendemos este texto.
סילביו אוליביירה
Só mais essa cara amiga Regina M Rosalen, o Messias não teria ancestralidade com Joaquim, Jaconias ou Salatiel, referência nas escrituras em: 1° Crônicas 3:15-17; Jeremias 22:18, 30;
Mas de acordo com Mateus 1:11-12 e Lucas 3:27, Jesus era descendente de Salatiel. Tem como explicar isso?
Eduardo Façanha Gomes-sena
F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O!!!!!!!!'BH !!! PARABÉNS RABINO MORE,QUE TODOS OS "OUTROS " COMPREENDAM A SUA PALAVRA!!SHAVUA TOV HAMEVORACH LEKULAM !!!
Ronaldo Carvalho
Querido Moré, fui criado numa tradição Cristã-Protestante, mas desde cedo me apaixonei pela Torah e pelos Judeus, seus costumes e tradições. Meu pai era ministro, mas sempre me deixou livre para gostar, amar e defender o q eu achasse certo... Assim sendo, ao longo dos anos entrei em contacto com diversas correntes espirituais e religiosas. Hj com o advento da internet e facil acesso a informações, fico muito feliz em poder ter acesso às suas explicações sobre os ensinamentos da Torah e tradições judaicas (e tudo começou com o video do Nissin Orfali :-)) Me deixa triste as pessoas que vem aqui questionar seus posts, ou debater religião neste espaço, que considero maravilhoso, para pessoas q como eu buscam entender as Escrituras, além de interpretações feitas por qualquer um. Meus votos é que nunca de ouvido aos comentários contra, pois vc esta sendo peça espetacular neste tempo de levar Luz e esclarecimento às pessoas!!!! Ótima semana e muita Luz para tds nós!
Gilberto Venturas
Vamos em frente, amigos!!! Estamos conseguindo manter este post num nível de discussão adequado e respeitoso! Isso me parece inédito no Face, pois nestes casos costumam pulular as ofensas e agressões. Diálogo com respeito é LINDO E FUNDAMENTAL!
Gilberto Venturas
Querido irmão Ronaldo Carvalho, seu comentário é da mais alta importância, pois é testemunho de sinceridade e respeito a diversidade, tanto de sua parte como da de seu pai. Saudações ao amigo e a familia!
João Arthur Perrello Lima
muito bom, gostamos de ler,eu e mamãe.
סילביו אוליביירה
Só mais essa: "As tribos de Israel receberão de volta aquilo que lhe pertence, ou seja, as terras herdadas de D-us;
Referência nas escrituras: Ezequiel 47:13-13;
Mais isso não aconteceu pois, quando Jesus viveu já não se tinha notícias sobre as tribos desaparecidas. Ainda hoje os não judeus querem tomar a terra de Israel. Pode me explicar isso? Acredite você não pode, contra fatos não há argumento........ Gosto 2/6
João Arthur Perrello Lima
bom dia sempre, more ventura,
Joel Martins
Respeito é mútuo , Rabi e amigo, Gilberto Venturas. A toráh nos une e creio sim todos nós temos responsabildades como minis-Maschiach ´s ("as crianças -MEUS messias)de sermos luz pra pessoas. Mantenho minha modesta visão quanto a Yeshua Ben Yossef, mas isso é uma compreenção particular e não motivo de fomentar ódio e separação. Judaísmo é também diálogo, sim senhor!!
Gilberto Venturas
Querido amigo Silvio Oliveira, o intuito deste post é explicar Isaias 53 e prefiro que nos atenhamos a isto, sem buscarmos provar a todo custo a razão desta ou daquela religião. Os comentários que fiz a respeito de Jeremias foram somente devido ao fato de a amiga ter pedido explicação sobre o mesmo. Um grande abs e grato pela compreensão!
סילביו אוליביירה
Desculpe-me More Ventura..... Tudo bem.... Peço desculpas as todos pelos meus comentários.....
El-iézer B Yohanan
Todo o texto exposto pelo Moré, no afã de desmistificar o cap; 53 de yeshayahu, indo de encontro com a teologia sistemática cristã de pensamentos gregos romano, não deixa de ser a meu ver, e com todo o meu respeito, também uma grande colagem no ponto de vista da apologética interpretativa do judaísmo ortodoxo. Por que do contrário teriam que aceitar o mashiach YAOHUshua bem Yoséf na plenitude do tempo em que ele veio. O que tornaria improcedente a espéra do Mashiach bem DAVID. Essa é uma das passagens mais importantes e controversa do Tanach, e todo o homem que foi levantado como colaborador do ETERNO, seja Mestres, Rosh, Rabino, padres ou pastores estão destinados da darem julgamentos e justificativas àquele que é justo por si só. Porque muitos rabinos de séculos passado interpretaram essa mesma passagem vendo-a como a figura do Mashiach bem Yoséf, divergindo dos abinos contemporâneos,e os menos esclarecidos batem cabeças sem saberem em quem acreditar, o que não é o meu caso, porque eu bem sei no que tenho crido.
Jones Lúcio
Parabens Gilberto. Te admiro , mesmo não concordando com alguns pontos de vista seus. É interessante sim você mostrar qual é a explicação logica e judaica sobre textos muito explicados e discutidos por diversas religiões. Uma coisa é fato : Impossível aprender bíblia sem se atentar sobre a historia do povo hebreu também chamado judeu.
Gilberto Venturas
Caro amigo Eliezer, fico MUITO surpreso com sua declaração, afinal só mostre s sequência dos versículos, fugindo de qqr interpretaçao q os induza p la ou p ca. A interpretaçao cabe somente aos q nao analisam o contexto literal, sejam cristaos ou judeus.
Gilberto Venturas
N ha do q se desculpar amigo Silvio Oliveira! Eu agradeço muito sus compreensao!
El-iézer B Yohanan
Desculpe-me Moré, não entendi exatamente sua colocação na réplica exposta quando disse : afinal só mostre s sequência dos versículos, fugindo de qqr interpretaçao q os induza p la ou p ca. A interpretaçao cabe somente aos q nao analisam o contexto literal, sejam cristaos ou judeus.Gosto 2/6
Regina M Rosalen
Antes de prosseguirmos, é necessário fazermos aqui uma diferenciação crucial: YESHUA NÃO É O JESUS ROMANO! ELE NÃO É PARTE DE UMA TRINDADE E NEM O DEUS-FILHO ROMANO HERDADO DO PAGANISMO. YESHUA É O MASHIACH, O VERDADEIRO MESSIAS JUDEU DE ISRAEL QUE ESTÁ OCULTO HÁ 2.000 ANOS. Com isso em mente, prossigamos para os seguintes esclarecimentos:
El-iézer B Yohanan
poderia ser mais sucinto?Gosto 2/6
Gilberto Venturas
Claro amigo! Disse que so mostrei o texto dentro do contexto do livro e em sua sequencia, sem interpretacao nenhuma.Gosto 2/6
El-iézer B Yohanan
Perfeito...!!! obrigado.
Regina M Rosalen
"Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; PELA TRANSGRESSÃO DO MEU POVO ele foi atingido."
(O que?? O povo de Israel morreu pela transgressão do "MEU POVO"?? Ou seja (...) morreu por si mesmo?? ELE... OUTRA PESSOA... FOI ATINGIDO... Até Rambam e muitos outros rabinos, como Abarvanel, concordam que esta é uma passagem EXPLICITAMENTE MESSIANICA!!).
"E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca."
Gilberto Venturas
Minha cara amiga Regina, nao ha nada de explicitamente messianico/pessoal nestes versiculos. A compreensao literal eh a q leva em conta o contexto no qual o servo do Eterno eh citado como sendo o povo de Israel. Quanto as suas outras questoes, ja as respondi antes e vc ficou devendo respostas as questoes que fiz a vc
El-iézer B Yohanan
Estes versículos fica absolutamente claro de quem estava sendo tratado, Áquele que foi cortado da terra dos vivente, é também o servo do ETERNO, nada a ver com o jesus romano, por ventura poderia vir coisa boa de yehudá? claro que sim, tanto pode quanto veio, Baruch hu.
סילביו אוליביירה
Regina M Rosalen, Jeremias 8:21 mostra que Jeremias ferido pelo pecado de seu povo e Jeremias 15:18 mostra dor perpétua e ferida incurável atinge o profeta.
Regina M Rosalen
ASSIM FICA CLARO o que os principais rabinos de Israel já viram (...) que esta passagem fala explicitamente do Mashiach Ben Yossef! O servo sofredor que, segundo Ramban, viria se o povo de Israel não fosse justo!
1) O servo sofredor de Isaías 53 é INOCENTE e SEM PECADO e "não tinha feito nenhuma violência, nem houve engano na sua boca". Em contraste, Isaías descreve Israel como uma "nação pecadora, povo carregado de iniqüidade" (Isaías 1:4).
El-iézer B Yohanan
Regina fala como quem segue ao judaísmo messiânico? por certo?
Gilberto Venturas
Amiga regina... TSC TSC... VC NÃO RESPONDEU MINHAS PERGUNTAS!!! PQ????? PQ???? PEÇO POR FAVOR QUE DE SEQUENCIA AO DIALOGO, CASO CONTRARIO VIRA MONOLOGO E AQUI TEMOS CHANCE DE DIALOGAR!!! POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇA DO QUE QUESTIONEI LÁ ATRAS!
Regina M Rosalen
TA CERTO SHALOM!!
Gilberto Venturas
Pois mesmo que haja quem compreenda a passagem como referente ao messias, isso não quer dizer em absoluto que esta seja a compreensao literal e obrigatória, muito menos que se refira a Jesus, o que já demonstrei ser muito questionavel nas perguntas q vc nao respondeu.
Luma Amaral
Todos estamos certíssimos em questionar; contudo o elemento FÉ suplanta qualquer base teórica do discurso...Quando cremos, não precisamos de embasamento..ap enas de conforto em nossos corações..
Gilberto Venturas
Perfeito, cara amiga Luma Amaral! Por isso mesmo eu disse que a tradição pode bastar para aqueles que creem mesmo que o sentido no qual creem não seja o literal.
El-iézer B Yohanan
A fé numa interpretação atual é trazer o passado e o futuro para dentro do nosso presente, e é exatamente isso que estamos fazendo quando agindo em fé buscamos o esclarecimento da Verdade pela Verdade isso é confortante aos corações. i
Gilberto Venturas
Querido amigo Igo Magalhães Roddiger, como vc sabe, gosto do dialogo e do entendimento, por isso tenho que deixar claro que não vim para calar a boca de ninguem, mas somente para possibilitar a compreensão de como enxergamos o texto. Um gde abs e feliz de ve-lo conosco!
Valeria Moreira
Só acho importante lembrar que no judaismo há diferentes interpretações de vários temas. Assim, eu já li em livros judaicos que alguns mestres, rabinos escritores entendem que o texto tanto pode se referir ao povo judeu como ao mashiach: " Isaias descreve: “Um homem de dores e muito acostumado com a doença”. Muitos comentarista judeus, tais como Ramban e Abarbanel, explicam isso com sendo uma referencia a Mashiach. Ramban (Rabi Moshê bem Nachaman) também explica: “A dor de Mashiach resultará em nos corrigirmos, pois, devido ao mérito dele, D-us nos perdoará e seremos curados de nossas transgressões “.
O Maharal de Praga, o grande líder filósofo, autoridade legal e místico que viveu no século XVI da era comum, discutiu a natureza e as razões da dor que Mashiach teria que suportar.
Alshich, um cabalista do século XVI, explica: “Mashiach aceita seu sofrimento de bom grado, com amor pelo povo judeu e toda a humanidade, e que quando finalmente Mashiach se revelar nós nos daremos conta de que ele escolheu sofrer.
Regina M Rosalen
O servo sofredor de Isaías 53 serve como uma "oferta pela culpa" (em hebraico: asham). Este tipo de oferta é usado para expiar o pecado intencional. Pode o sofrimento de uma nação pecadora servir para expiar seus próprios pecados e muito menos os pecados de outras nações? NÃO!
O SERVO SOFREDOR DE ISAÍAS 53 NÃO É O POVO DE ISRAEL!
Alencar Monteiro
Ótima explicação. O que as pessoas tem que entender que não se pode deduzir, tudo tem que ser extraído do original. E existem diferenças entre os profetas no caso "Visionário", "Sonhador", e de acordo com a diferença a interpretação é feita de modo diferente também. Exemplo: O Profeta Iehezkel, quando fala da "Carruagem" no mundo oculto objetiva outra interpretação que aos olhos nús ou sem uma capacidade "Sabedoria" não entenderíamos. A realidade é que não devemos levar em consideração só o texto LITERAL e tirar nossas conclusões sem um estudo conciso. Uma dica estudem o "HEBRAICO" só assim podemos compreender melhor as escrituras e vê que existem muitas lacunas que foram preenchidas de forma irregular ou mesmo para dar sentido a frase.
Gilberto Venturas
Regina minha amiga... Pq vc n responde as questoes q fiz p vc?Gosto 2/6
Gilberto Venturas
Cara Amiga Valeria Moreira, mostre me so um destes sabio em sua fonte e a explicarei p vc.Gosto 2/6
Max Portes
Parabéns More ventura, pela forma respeitosa como trata o assunto, isso é ser Judeu.
Peter Tshuvh
Negativo, Regina.
E A TODOS MAIS, LEIAM ISSO.
"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus". (SALMO 51, 17)
E continua, pra deixar ainda mais claro: "Faze o bem a Sião, segundo a tua boa vontade; edifica os muros de Jerusalém. Então te agradarás de sacrifícios de justiça dos holocaustos e das ofertas queimadas; então serão oferecidos novilhos sobre o teu altar".
É o que digo, quando a pessoa não VIVE no contexto e cultura, e não permite que D'us Se revele, seu entendimento continua cego. São o próprio cumprimento do profeta Isaías, segundo o qual "NADA SABEM, NEM ENTENDEM; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, PARA QUE NÃO ENTENDAM" (Isaías 44,18)
Aliás, o texto todo deixa mais claro DO QUE SE TRATA, o que é surpreendente:
"Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore? Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? Lembra-te destas coisas, ó Jacó, sim, tu ó Israel; porque tu és meu servo! Eu te formei, MEU SERVO ÉS TU; Ó ISRAEL não te esquecerei de ti".
LEIA DE NOVO ACIMA: "MEU SERVO ÉS TU, Ó ISRAEL".
Melhor ler ainda o capítulo todo, pois o contexto fala sobre o CARPINTEIRO QUE FEZ UMA CRUZ.
É REVELADOR.
---
Gilberto Venturas
O q acho MUITO INTERESSANTE E REVELADOR é o fato de que enquanto o Personagem do cap 53 nao eh chamado de Masiach, no cap 45/1, o Eterno chama o rei da Persia de Meu messias... O que acham disso?
Gilberto Venturas
Sim amigo e deve convir q se o rei foi chamado de messias, o proprio messias deveria mo minimo ser chamado de messias tbm, nao é?
El-iézer B Yohanan
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi " c-o-r-t-a-d-o" da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. O que corrobora reitéra e ratifica essa passagem, deixando absolutamente claro que está se referindo ao Mashiach ben yoséf é a passagem expressa em Yirmeyahu (jeremias) 11 -19 onde diz: E eu era como um cordeiro,que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e c-o-r-t-e-m-o-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome
Gilberto Venturas
Amigo Eliezer, faça a marcha da vida, va aos campos de concentraçao e depois a Israel e me diga como compreende esta profecia. A diferença? Enquanto israel voltou p espanto das naçoes, o segundo advento ainda n aconteceu.
Lucas Isaac Carneiro
Não vejo problema algum reconhecer Jesus como o Messias rabino. Reconhece-lo como um profeta e um grande rabino. assim como muito judeus ao longo da história, reconheceram alguns como messias. recentemente reconheceram o MENACHEM MENDEL SCHNEERSON(o Rebe) abençoada memória. Mas Ele nem mesmo em ISRAEL nasceu(não pode ser o grande Messias ). com tanto o Messias de Israel não pode ser o próprio D-us. Se Ele é filho, então Ele nao pode ser o pai ao mesmo tempo. Isso cristianismo peca, pois defendem algo que não compreendem, e nem mesmo o novo testamento. entorno deste assusto as discursões são vastas. Inclui até passukim talmudicas. SABEMOS QUE JESUS FOI RABINO, JUDEU, NASCEU JUDEU DE PAI E MÃE...DESCENDENTE DE DAVID..enfim um versículo nao define o messianismo de alguém e sim um conjunto de crenças DA EEEEEEEEEPOCA, costumes DA EEEEEEEPOCA e a forma de encarar os versículos no Tanach DA EEEEEEEEEPOCA. E não a forma de interpretar hoje grosseiramente do cristianismo. Mas também o judaísmo erra muito...podemo ver qu existe vários JUDAÍSMOS E VÁRIOS CRISTIANISMOS. É complicado.
Gilberto Venturas
No mais, peço que responda as questoes q fiz a amiga regina no inicio das msgs, as quais confrontam sua forma de compreender.Gosto 2/6
סילביו אוליביירה
Regina M Rosalem ... Em Isaías 53:2 nos diz: "Mas ele subiu como um lactente diante dele e como raiz de uma terra seca, ele não tinha formosura e nem glória para que o notássemos, e nem aparência para que o desejássemos. Será que Jesus não era desejado? Não tinha formosura? Acho que não é isso que diz os relatos.... Outra coisa, leia os seguintes texto e verifique se tem algum relacionamento com jc; Oséias 11:1 diz: "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho."
Exôdo 4:22 diz:" Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito."
Exodo 4:23 diz: "Deixa ir meu filho (Israel), para que me sirva."
Deuteronomio 1:31 diz: "Deus levou Israel como um homem leva seu filho por todo o caminho."
Agora não vá me dizer que meu filho, meu primogênito aqui nos relatos se refere a jc? Dizer é fácil minha cara, agora provar que é bom nada......
Giovani Ximenes Nocchi
Muito interessante mesmo. Eu mesmo já fiz li inúmeras explicações acerca desta passagem. Ela é bem "batida" pelos cristãos que afirmam que JC é o messias celeste (claro que respeito o que pensam, porém estou dando minha visão, respeitar não signifca contra argumentar nao é mesmo?) Igualmente quando tentam dizer que a fuga de JC ao egito tava simbolizando uma passagem em Oshea, mas até onde eu sei, um rei não pode retornar ao Egito.
Mat 2:15 “e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Do Egito chamei o meu filho”
Mateus dá a entender que Oséias teria “profetizado” a ida de Jesus ao Egito. Mas, vejamos se isso é assim:
Ose 11:1 “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho”
REFUTAÇÃO DA POSIÇÃO CRISTÃ
Veja: quem é mesmo chamado de “filho” de D-us pelo profeta Oséias? Israel, é claro! Não tem nada a ver com Jesus ou com qualquer outra pessoa. Se Mateus era confiável e agia de boa fé, por que então omitiu vergonhosamentea primeira parte do verso de Oséias que diz claramente que o filho tirado do Egito é Israel?
Giovani Ximenes Nocchi
Data vênia, irei só colar um pequeno fragment de algo que li uma vez e achei super interessante.
נבזה וחדל אישים איש מכאבות וידוע חלי וכמסתר פנים ממנו נבזה ולא חשבנהו
Nivzeh va-chadal ishim ish mackheovot vi-yidua choli ukhe-master panim mimênu nivzeh ve-lô chashavnuhu.
3 Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experiente em enfermidades. E como alguém de quem se esconde o rosto, nós o desprezamos e não o consideramos.
“...desprezado e rejeitado pelos homens” - Não é necessário investigar muito a fundo a história de Israel para percebermos o quanto este povo foi desprezado pelos outros povos: primeiro, faraó os oprimiu no Egito; depois, vieram os inimigos de Babilônia, da Assíria, da Grécia e Roma. Com o surgimento do cristianismo, os judeus (o povo de Israel) foi duramente perseguido, humilhado e quase destruído pela sanha sanguinária dos líderes desta religião, quer fossem eles católicos ou protestantes. Vieram as inquisições, os pógroms, expulsões em massa, o exílio, as deportações, as calúnias de sangue e finalmente em pleno século XX a maior das catástrofes: o holocausto (em hebraico, shoah), no qual seis milhões de judeus pereceram nos fornos crematórios ou envenenados.
“homem de dores...experiente em enfermidades” - Israel é sem dúvida o “homem de dores, experiente em enfermidades” mencionado por Isaías. Dele os povos até hoje escondem o rosto, desprezando-o e desconsiderando -o.
Isa 49:7 Israel desprezado dos homens, aborrecido das nações, servo dos tiranos.
Sal 44:13 Israel como opróbrio aos seus vizinhos, escárnio e zombaria.
Sal 44:14 Israel, provérbio entre as nações, meneio de cabeça entre os povos.
Jer 10:19 Israel quebrantado; sua chaga causa grande dor.
Jer 30:12 O ferimento de Israel é gravíssimo.
Fernando Almeida
Interessante, tudo muito interessante!
Gilberto Venturas
O que eh triste é ver que entre os mesmos que fazem questoes, alguns fingem nao ler as respostas e nao respondem as questoes que lhes sao feitas. Pq?????
Fernando Almeida
Contra fatos não há argumentos, perhaps!
Giovani Ximenes Nocchi
Deve doer no calo, as pessoas não estão prontas pra ouvir certas coisas a não ser os sinceros.
Bernadete Frantz Scariot
OOhh , XEENNTE , NÃO TEM OUTRO LUGAR PRA DISCUTIR RELIGIÃO ...???Gosto 2/6
Gilberto Venturas
O que eh triste é ver que entre os mesmos que fazem questoes, alguns fingem nao ler as respostas e nao respondem as questoes que lhes sao feitas. Pq????? Respondi a varias questoes e as minhas questoes so recebi mais perguntas... QUE FEIO!!!!
Giovani Ximenes Nocchi
O judeu que estuda e conhece o judaismo NUNCA irá aceitar nenhum "fogo estranho" ao judaismo, a exemplo do cas ode Abihu e Nadab, que morreu ao levar fogo estranho ao templo, ou seja, tiro uma grande lição disto. O judaismo é algo que é e não aceita fogo estranho das demais religiões, conceitos, modas etc.
Gilberto Venturas
Bernadete, minha amiga.... Estou expondo uma explicaçao - e nao vim discutir - NA MINHA PAGINA!!!
Giovani Ximenes Nocchi
Amiga Bernadete, estamos todos em paz, discutindo ideias! rsrsr.
Agostinho Kloppel Kloppel
concordo com os fatos apresentados aqui pelo sr Gilberto Venturas.O texto de Isaias 53 chama Israel de servo sofredor, isso é interessante porque seguir a toráh nos obriga a crescer, abrir a mente para o entendimento e aceitar as opiniões contrárias como um direito de cada um, sem sufocar áqueles que ainda não entendem do mesmo modo.Porém faço uma ressalva apenas, aos que discordam : Atoráh jamais se contradiz, e a idéia de seguir um "salvador" tem que passar pelo crivo das escrituras e se fere aos mandamentos da toráh devemos rejeitá- lo imediatamente.Foi o que aconteceu em Itu com relação a Yeshua como objeto de adoração e não apenas respeito pela pessoa que possa ter sido.
Bernadete Frantz Scariot
Gente , eu tb não discuto religião ou crenças ... sou espirita , minha doutrina aceita divergencias ....
Bernadete Frantz Scariot
Não li tudo , to só dando pitaco inútil ....
Chanah Rachel
shalom..a todos e que as mulheres cumpram a parte lhe É devida pelo eterno e ame a um unico D-US BARUCH HU..HALELUIA AMÉN..
Gilberto Venturas
Tambem aceito amiga Bernadete. Mas eh soh colocar nossa visao q muitos se sentem incomodados como se n pudessemos ter nossa visao sobre uma fonte q fala de nossa historia
Giovani Ximenes Nocchi
Sim, é como se só as outras pessoas pudessem opinar e dizer suas próprias verdades. Já o povo judeu, personagem principal da história, deveria ficar quieto e calado. Nada mais. rs
Bernadete Frantz Scariot
Crença faz bem ....
Giovani Ximenes Nocchi
Regina, qual a finalidade do messias no céu? Não teria dito os profetas, ezequiel 2:44 dentre as outras milhares de passagens que o Mashiach reinará Na terra? No trono de David seu pai?
Regina Rosalen
Shalom chaverim!
do livro do profeta Yeshayahu:
Muito embora Israel seja chamado de servo em várias passagens bíblicas, inclusive no livro de Yeshayahu, todavia nesse capítulo 53 não existe nada que prove ser de Israel que o profeta fala. Ainda mais porque o sangue de um povo ou de um ser humano pecador, jamais serviu para EXPIAÇÃO dos pecados de outros homens, senão o de um homem justo, o Mashiyach, o qual foi profetizado figuradamente pelos animais (Yeshayah, Isaías 53:7) que eram oferecidos no Mishkan. Como é possível se dizer que sangue humano não expia pecado e sim o sangue de animais que eram oferecidos no Mishkan e ao mesmo tempo dizer que Israel é esse servo que EXPIA pecado? (Yeshayah, Isaías 53:10). Como pode ser Israel se no verso 6 (seis) o profeta diz que a iniquidade de nós todos, o Eterno fez cair sobre esse servo fiel? É evidente que aqui também se inclui a iniquidade de Israel. Como pode Israel sendo pecador expiar o pecado de alguém?
Giovani Ximenes Nocchi
E jesus serviu pra expiar?
Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Deuteronômio 24:16
A função de Mashiach nao é morrer, salvar ngm de nada. E sim reinar, reconstruir o Templo, trazer o povo judeu de volta, dar a paz ao mundo. Olha bem pro mundo e ve se existe esa possibilidade.
סילביו אוליביירה
Homem justo, você sabe quantas passagens nos relatos fala de homem justo? Há relatos de vários servos justos......
Giovani Ximenes Nocchi
O que que jesus ou yeshu quis fazer com isso? ferir a Torah? O mashiach nao ferirá a Torah. Nao tem como ter nova alianla nos dias de jesus porque as 12 tribos não estavam presentes apenas três. Que aliança ele queria promover sem quórun? Torah nao ensina batizar, estaria jesus se batizando e se convertendo ao helenismo? Jesus nao descendia de david dada as contradiçoes de genealogia de mateus e lucas, se ele era filho de deus, ele nao tinha pai, se nao tinha pai quem pode afirmar que linhagem tribal ainda mais de judah ele possuiria? visto que a torah diz que é pel Pai a linhagem? rGosto 2/6
Gilberto Venturas
REGINA, minha cara!!! PARE DE JOGAR TEXTOS E PERGUNTAS! Pqnao responde as que te fiz no inicio de nossa conversa?
Wilma Rodrigues
O q acho MUITO INTERESSANTE E REVELADOR é o fato de que enquanto o Personagem do cap 53 nao eh chamado de Masiach, no cap 45/1, o Eterno chama o rei da Persia de Meu messias... O que acham disso? O rei da Persia, um enviado da Providência?
Giovani Ximenes Nocchi
Matar um homem e fazer uma religiãp disso é muito sério. Depois dizem que judeu é cruel. D-us nao derramou uma gota de sangue pra nos dar a Torah. Todos no Sinai viram, ouviram e entenderam. Deus quis ser claro, Deus nao deixou duvidas. Agr o nt, só 12 discipulos vieram, jesus "reluziu" pra 2 e ainda pediu pra que nao falassam a ngm. Moshe reluziu 40 anos. É muita dispariedade.
Wilma Rodrigues
A primeira pergunta foi do rabbi, a segunda minha...Gosto 2/6
Anderson Santos
acredito que se este texto estivesse se referindo a jesus, falaria sobre ele ser seu próprio pai, ja que dizem que ele + espirito santo + D'us são um só (chas veshalom), o que equivale a ele ter colocado ele dentro da mãe dele, de acordo com a crença. José é o padastro. Maria era prima de Isabel, filha de Aarão, da tribo de Levi, e não de Judá. Então o Jose pode ter sido até do Tribe called quest e não teria relevancia nenhuma para a genealogia do jesus, ele é filho do espirito santo, de acordo com a crença, e ele era o espirito santo.Gosto 2/6
Felipe Simões
Ok. Ainda há guerras ? Israel ainda está espalhado ? Os povos ainda adoram falsos deuses ? ( ainda se adoram deuses divididos em trÊs) Então, o mashiach ainda não veio, simples.
Regina Rosalen
SHALOM VOU DEIXA PRA QUEM ENTENDE DO ASSUNTO SHALOM AMADO RABINO SOU MEIA LEIGA NESTE ASSUNTO SHALOM!!! QUE O ETERNO O ABENÇOE FUI!!!
סילביו אוליביירה
Regina em Deuteronômio 24:16 diz que ninguém pode morrer por você.... eu poderia usar esse texto para refutar você......
Giovani Ximenes Nocchi
Uiiiii que mistura. Esse conceito surgiu no ano 325 no Concilio de Nicéria. Nem os primeiro seguidores de jesus sonharam com isso.
Gilberto Venturas
LEMBRANDO!!! O post foi escrito para mostrar nossa compreensao e nao para convencer ninguem de nada! Respeito a toda fe! Respeito a diversidade!
Giovani Ximenes Nocchi
O conceito da Trindade só surgiu no ano 325 com Constantino. Isso foram invenções.
Giovani Ximenes Nocchi
Com certeza Rav Ventura. Acho que todos podem dialogar e expor sua opinião.
Anderson Santos
obvio que é invenção giovani, assim como qualquer tentativa, seja ela pré niceia ou pós niceia, de dar credibilidade ao homem como mashiach. É provavel, até, que ele tenha sido, como o Rabino Ventura disse, uma pessoa importante que teve sua história distorcida por interesses particulares. Mas mashiach nao.
סילביו אוליביירה
Conclusão: Não consigo ver jc como sendo o Mashiach de Isaías 53, não tem lógica pra mim, não posso viver só de fé e acreditar em tudo que me falam, para isso temos a Toráh.....
סילביו אוליביירה
Até porque tem tantas coisas pra acontecer que de fato não aconteceu.....
Felipe Simões
Mas, se querem expor JC, que vão a uma página cristã, oras. No mínimo, não respeitar o espaço do Moré, é uma falta de educação.
Giovani Ximenes Nocchi
Anderson eu concordo sim com oq disse.
Giovani Ximenes Nocchi
Sim, mas o NT colocaram na conta dele, então, ele acaba sendo refutado varias vezes. Talvez nao temos o conhecimento de qm ele foi, e com isso, ele fica morto na hstória.
Dinho Lima
A questão não é a visão do Judaismo!! A Bíblia é um livro judeu e em grande parte foi escrito para judeus. A nação de Israel tem que permanecer como luz para as nações assim se cumprirão varias profecias que beneficiarão a humanidade. Pergunto aos opositores, como vcs querem discutir com um judeu sobre o Messias sendo que o Messias é um conceito e uma idéia judaica? Querer provar algo a um rabino sem provas ou argumentos é uma atitude burra me perdoem! As pessoas querem se aproximar dos judeus mas quando conhecem a real visão do judaismo tentam molda-la a seu favor. Infeliz foi a pessoa que criou o judaismo x cristianismo!! Judeus e cristãos!! Em vez de quererem provar algo, vivam com atitude a sua fé porque até onde eu sei as duas religiões pregam o amor ao Eterno e ao próximo! Basta!! Temos que viver em paz e respeitando as diferenças!
סילביו אוליביירה
O foco aqui é ISAÍAS 53 galera.......
Adriano Carneiro
esse trecho de Isaías 53/10 ja descarta que possa ser a respeito de Yeshua:" ele verá sua prole e prolongará seus dias, e a vontade do Senhor prosperará em sua mão."
Anderson Santos
exatamente silvio, e tudo o que estão escrevendo é sobre isaias 53,Gosto 2/6
Lurky Sarafian
Se tem um cara, que suas postagens e comentários são simples e muito fácil de se entender, este cara é o Venturas. Mesmo assim, sempre aparece uns querendo ver algo muito alem de onde não existe nada tentando distorcer a verdade. aff!!
Rodolfo Penteado
"Peço que todos os comentários sejam respeitosos e que mantenham o nível de discussão elevado e de busca da verdade, evitando ofensas e acusações."
Armaria!!!! Não vou poder comentar. Desculpa, rabino
Adriano Carneiro
este tipo de reflexão/discussão serve para exercitarmos a inteligencia, e reafirmarmos as nossas convicções/ fé... acho de extrema importancia q haja esse tipo de exercísio
Anderson Santos
Eu concordo com o Adriano, uma vez me perguntei qual era o motivo de eu ser cristão e acreditar naquilo tudo sendo aquilo havia se distanciado tanto de sua suposta fonte que em quase nada mais se encontrava alguma semelhança. Então se o que eu acreditava era realmente verdade, teria que ser 100% confiavel, sem conflitos entre si, sem remendos pra justificar qualquer coisa. E este tipo de discussão que o Rabino Ventura promove aqui, pode ser um convite a todos que reflitam qual é o real motivo de acreditarem no que acreditam. Estudando a torah com textos da tradição judaica eu vi que nada ali carecia de remendo.
Davidson Castro
“A convicção de ignorância é a porta de entrada do templo da sabedoria.” - C. H. Spurgeon.
André Ranulfo
Com certeza, durante a história, muita gente leu todo o capítulo e percebeu que o servo do Eterno era o Povo de Israel e não Yeshu. Mas, aquelas pessoas que chegaram a essa conclusão lógica, foram perseguidos, presos, torturados e queimados a fogueira.
Anderson Santos
Parafraseando Likutey Moharan do Rav. Nachman de Breslov.
Porque a Torah é entitulada no Livro Mishley Perek 5:19 de Gazela graciosa: que concede graça. Isso porque ela concede graça àquele que a estuda, como consta no Talmude tratado de Eruvin 54. É por intermédio disso que todas as orações e petições são recebidas. A graça tem primazia e por isso que vem primeiro.
Como o israelita é o exemplo pras demais nações, ele precisa focar-se a toda sabedoria e conhecimento que há em toda coisa, ligar-se a sabedoria e conhecimento que há em toda coisa, pra que este conhecimento ilumine, este conhecimento que há em toda coisa, pra que ele então se aproxime de D’us, Bendito Seja, através daquela coisa que ele adquiriu conhecimento e sabedoria. Porque a sabedoria e o conhecimento é uma luz muito grande, e ilumina todo o seu caminho, como está escrito em Kohelet 8:1 “A sabedoria do homem faz ilumina sua face”.
Nós temos que nos focar no conhecimento de tudo, nosso mundo foi construído com sabedoria, com conhecimento, este conhecimento é o que nos liga com D’us. Este conhecimento ilumina, e iluminar-se é aproximar-se a D’us.
Temos que ser ávido buscador de conhecimento, que não perde a oportunidade de aprender seja la o que for.
-
Temos que estudar e buscar conhecimento, e não acreditar só por acreditar.
Joaquim Levy
Bem Haja moreh Gilberto! Hoje saúdo-o por ter trazido 'à luz' e explicado o texto de Isaías, 53 que por muitos séculos tem servido de 'alça-prema' para a 'cristandade' das mais diversas etiologias. Concordo plenamente com a sua exposição. Alias, eu acredito que o Gilberto quando 'levantou a lebre' já contava com os 'rapasses'. Com o respeito que me merecem todas as pessoas que 'postam' os seus comentários e pontos de vista, e se me é permitido, quero deixar aqui um esclarecimento:"a TANAH'CH -os cinco livros atribuídos a Mosheh, os Profetas e os outros escritos que constituem o chamado V.T.- não é um catecismo nem um manual de qualquer religião. É antes 'um guia de Vida' que graciosamente foi proposto à Humanidade "...o homem, fazendo, viverá..." (Lv. 18: 5; Ez. 20: 11), só para citar alguns porque os conhecedores do N.T. sabem que Yehshuaah e os seus apóstolos, mais de uma vez citaram o mesmo principio; assim como o 'Judaísmo' não é uma mera religião, entre as outras, "É O CAMINHO DE VIDA" superiormente proposto. Entretanto, se alguém está convencido do contrário ´siga o seu caminho' porque não tenho por habito argumentar com pessoas convencidas. Tenham todos, digo todos', uma Boa Semana...
O Caminho Antigo Teshuvah Israel
Explicação muito boa, parabéns ao servo moré Ventura. Quando falamos de Israel temos que falar de Mashiach, estamos falando da mesma pessoa, da mesma carne. Assim como o marido é o cabeça da esposa, assim também Mashiach é o cabeça de Israel e Israel é o corpo do Mashiach, uma só carne. Para confirmar esta dica vejamos no profeta: "Então todas as tribos de Israel vieram a Davi, em Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, somos teus ossos e tua carne". (2 Samuel 5:1-2). David foi um rei ungido, foi um Mashiach e Israel são os membros, o corpo do Ungido/Mashiach, uma só carne ungida. Assim quando o santo profeta Isaías cap. 53 fala do servo, está falando da mesma pessoa: Mashiach e Israel. Shalom!
Davidson Castro
Gilberto Venturas então está aqui serve para nós dois: "Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento." (C.S. Lewis)
Entremos, cresçamos continuamente e permaneceremos entrando dia após dia.
Helber Minello
Ventura, obrigado! Mais uma aula que nos da sobre a Torah, respeito, etica e a vida! Obrigado e parabens!
Joao Cardoso
O livro de Isaias pode ser definido como um livro de admoestações e de previsões a respeito das catástrofes que recairiam sobre o povo de Israel e sobre seus vizinhos devido as suas ações não condizentes com a Vontade do Eterno (isso falou o Rabino) agora a bíblia..Depois do sofrimento de sua alma, ele verá a luz e ficará satisfeito; pelo seu conhecimento meu servo justo justificará a muitos e levará a iniquidade deles.(se o rabino falou que Israel estava afastado de D'US como poderia ser chamado de JUSTO e justificar a muitos?)Gosto 2/6
André Ranulfo
Há também uma tendência de induzir o leitor a confundir Servo com Cervo. Pois servo é um servidor. Mas tentam confundir com cervo o animal, dando a idéia de que o "Servo de D'us" era uma espécie de animal para sacrifício. Uma manobra tendenciosa e manipuladora.
Segue as duas palavras:
Servo - s.m. Classe de camponeses conhecidos como servos surgiu no começo da Idade Média. Socialmente um servo encontrava-se a igual distância de um cidadão livre e de um escravo. O servo era um escravo geralmente ligado à terra, e obrigado a efetuar certos pagamentos e serviços ao seu senhor. Sob esse aspecto, não era livre. Mas, segundo o costume, o servo gozava de certos direitos de que não podia, por justiça, ser destituído.
Cervídeo - mamífero ungulado, tal como os veados e as corças.
Rodolfo Penteado
Silvio Oliveira, sobre sua pergunta lá em cima:
"Por que essas pessoas querem converter, convencer, a todos que fulano, sicrano é o nosso prometido? "
Essas pessoas não estão expondo sua opinião no intuito de converter ninguém não. Ao menos, não aqui nesse momento. Só que elas sentem uma necessidade brutal de convencer a si mesmas daquilo que acreditam.
Bernadete Frantz Scariot
Gilberto Venturas , me desculpa pela brincadeira , pensei q fosse postagem da Flávia Bilhan, minha amiga . Jámais entraria na "TUA PAGINA "pra te desrespeitar ..... Sou amiga dela e do Tiago a muitos anos e temos esta liberdade .... cada um respeitando a crença do outro ....
Gilberto Venturas
Querido amigo Joao Cardoso, leia o TEXTO TODO que escrevi. Esta questão já respondi de antemão.Gosto 2/6
Yochanan Ben Abraham
More Ventura , a explicação do senhor esta correta.Acho que algumas pessoas antes de chegar a uma conclusão deveria checar a Torah para ver o perfil do messias. O perfil de yeshu/jesus não se enquadra no perfil do messias. Como Jesus poderia ter sido descendente de Judá, ou ter pertencido à tribo de Judá, sendo que a linhagem tribal vinha do lado paterno (Num. 1:18), e José não era biologico de yeshu/jesus?10)Alguns comentaristas dizem que Maria era da
tribo de Judá, e até descendente de Davi, embora mesmo o novo testamento nada diga a respeito. Como pode ela ter sido descendente de Davi e pertencente à tribo de Judá, sendo que ela era prima de Isabel, que era das “filhas de Aarão” (ou seja, da tribo de Levi) cf. Luc. 1:5 e 36-38 ?
Gilberto Venturas
Levei como brincadeira minha amiga Bernadete! Sem pblm nenhum!!!
Joao Cardoso
O Rebe de Lubavich é considerado o messias pra muitos Judeus só me digam qual dessas profecias ele cumpriu, me diga uma só?
Joao Cardoso
Não aconselhava ninguém ir a Terra santa, não reconstruiu o templo, não levou os judeus da diápora pra lá, não trouxe paz etc,etc,etc,....
Gilberto Venturas
Rebe de Lubavitch??? Vc quer que eu o defenda como messias??? Essa é boa amigo Joao Cardoso!
Joao Cardoso
Nos estados unidos isso é normal.
Rodolfo Penteado
Lucinha Valois, acerca do que dissesse que "realmente é preciso de muita sabedoria para interpretar que está escrito no Tanah" vale lembrar que toda a Tradição vem sido passada desde Moisés aos rabinos de hoje em uma corrente ininterrupta que dá peso ao sentido aplicado pelo Povo Judeu sobre esses escritos, tal como o seu Carlos comentou antes que "o mero bom senso indica que a melhor hermenêutica para quem queira, de facto, entender o conteúdo e a mensagem desses livros, respeitando o seu contexto literário, é aquela que leva em conta, seriamente, o peso da tradição de sua leitura dentro da própria comunidade judaica, primeira destinatária do mesmos."
É difícil esperar isto da maioria dos evangélicos que possuem o conceito de Sola Scriptura onde consideram apenas com valor os textos escritos, rejeitando qualquer tradição associada a eles e considerando que qualquer um pode dar o entendimento que quiser a esses textos. Não a toa o universo evangélico é essa babel tão bem conhecida por todos.
Alexandre Brandes
Na minha opinião o texto se refere a Jesus,é claro que não é o mesmo da igreja romana.Sou evangelico mas tenho observado varios erros na dita igreja de hoje,não concordo com muitas coisas,principalmente com a falta de respeito com a palavra como esta sendo pregada,como se Deus foce um negociante,não ha um culto ha Deus,as pessoas nem sabem o que é cultuar.Sou evangelico mas comcordo a respeito do sábado,creio que Deus é um e esse DEUS é o DEUS DE ISRAEL,creio que sou enchertado atraves do Messias,tambem creio que Cristo voltara para reinar na terra,mas agora Ele intercede por nos,ao lado deDeus.E que Ele foi o sacrificio perfeito,pois o sangue de animais não é suficiente.Esto u buscando entender mais do judaismo,pois não tenho duvidas que o ETERNO DE ISRAEL é o unico DEUS.Pena que é dificil de encontrar quem encine ,tem poucas sinagogas eu acho.
Gilberto Venturas
Normal entre quem? E o que isto prova? Mais gente sem base! Só isso!
Paulo Fumyko
Caro Rabi Gilberto Venturas, fico muito agradecido por sua explanação, me esclareceu muito, apesar de que creio que Yeshua (não o Jesus romano) é o Mashiach esperado, mas fico muito feliz por existirem pessoas como você que respeita(verdadeiramente) as diferenças de visão e que tem um coração voltado ao Eterno e como tal pronto para a discussão saudável. Continue levando a Torá de Hashem à todos e principalmente com muito AMOR como lhe é próprio.Shalom e Shavua Tov!!!!!
Gilberto Venturas
Vc esta cobrando da pessoa errada. Conheci o Rebbe pessoalmente. O vi mais de dez vezes e sei que foi um grande lider, mas isso não significa messias em absoluto!
Joao Cardoso
Essa discussão é infrutífera e contribui exatamente ao contrário da sua idéia de dialogo inter-religioso.
Anderson Santos
O objeto da pesquisa só passa a ter significado (vida) depois que o investigamos, e por isso está escrito em Kohelet 7:12 “Hachochmah Techaiye” A Sabedoria Vitaliza, da sentido as coisas.
André Ranulfo
A Torah é clara. Ninguém pode morrer pelo pecados dou outros, mas si pelos seus próprios pecados. A regra é clara.
Yochanan Ben Abraham
Maria mãe de yeshu era descendente de Levi o novo testamento relata que ela era prima de Isabel, Isabel era filha de Arão Lc 1:36-38 então yeshu/ jesus não é o messias, um descendente da tribo de Levi ser messias é força as coisas.
Joao Cardoso
Então porque na midrash dos filhos de Arão Hofni e Finéias ,(diz que os justos morrem pelos injustos ,que eles morreram pra justificar outros?Gosto 2/6
Gilberto Venturas
Explique por que caro Joao Cardoso. Por que quando falo de respeito ao Islam e ao cristianismo por exemplo, vc nao me critica e ate elogia, mas qdo falo de nossa visao particular vc critica? Acha que respeitar eh se menosprezar? ESTA ENGANADO! A BASE DO RESPEITO AO PROXIMO EH O RESPEITO A SI
MESMO.
Gilberto Venturas
Amigo Joao Cardoso, se acha a discussao infrutifera pq participa??? Ninguem o obriga meu caro.
André Ranulfo
Os filhos de Aharon morreram pois era tão justos que sua vontade de estar junto do Eterno era tão assas que a vida se esvaiu de seus corpos para eles poderem estar com o Eterno.Gosto 2/6
Anderson Santos
Não concordo que esta discussão seja infrutifera de modo algum, acredito que todos lemos o texto inicial, agora podemos aprender uns com os outros, sem que seja necessário aceitar por completo todos os pontos de vista colocados aqui.
Joao Cardoso
Eu não estou criticando só tenho uma visão diferente se é só pra judeus o post então me desculpe./Gosto 2/6
Gosto 2/6
André Ranulfo
Pois é Rav, liberdade e respeito, contanto que eles estejam certos né?! Basta laguém mostrar a visão original, da fonte, que eles largam o pau.
Gilberto Venturas
Respeito a todos!!! ( exceto a si mesmo)?????? Que absurdo! Pq n posso mostrar nossa visao das coisas? É feio???
Anderson Santos
Joao, você tem seu ponto de vista e tem medo de perde-lo, por isso usa tantas desculpas.
Gilberto Venturas
Caro amigo Joao Cardoso, o tenho em alta estima, mas nao estou compreendendo nada do que esta colocando!
Joao Cardoso
Nem sempre os judeus estão certos.Gosto 2/6
André Ranulfo
É aquilo. O Rabino mostrou que: 2+2=4. --Mas tem muita gente que foi induzida a acreditar que era 4. Mesmo demostrando logicamente que a resposta é 2 as pessoas vão continuar defendendo o 5. --Talvez por medo de perder e se sentir enganado por tantos anos, a pessoa luta para defender seu antigo ponto de vista por vaidade. "Vaidade por vaidade, tudo é vaidade".
Marcos Aurelio Gonçalves
Olá a todos, eu gostaria que a Valeria Moreira colocasse aqui as referências dos livros que ela citou em seu comentário nos originais. Gostaria de pesquisar a respeito.
André Ranulfo
João, claro que nem sempre judeu tá certo. Já ouviu falar em Karl Marx?
Anderson Santos
se os judeus sempre estivessem certos não haveria Teshuvah, Aliah. Mas o Tanach está sempre certo.
Gilberto Venturas
Alguem falou que os judeus estao sempre certos amigo Joao Cardoso? Até agora é vc que está se mostrando inflexivel em respeitar a existencia de opinioes diferentes da sua.
André Ranulfo
A Torah é perfeita..... Os seres humanos é que não são. Por isso, a Torah por ser tão perfeita criou o mecanismo de teshuvah.
Marcos Aurelio Gonçalves
Olá a todos, eu gostaria que a Valeria Moreira colocasse aqui as referências dos livros que ela citou em seu comentário nos originais. Gostaria de pesquisar a respeito.Gosto 2/6
Lígia Costa
Enriquecedor! Agradecendo a todos que participaram deste diálogo, que acompanhei até aqui. Aprendi muito mais e fortaleci ainda mais minha fé no Eterno, ÚNICO e verdadeiro. More Gilberto Venturas, como você diz, judaísmo é atitude, expor esse assunto foi maravilhoso. Grande estudo aqui. Sugiro que outros temas sejam abordados. Agradecida sempre. Shalom a todos!
Beatriz Moura
Que coisa mais triste! Quando as pessoas tem oportunidade de ampliar seus conhecimentos e talvez mudar seus conceitos, perdem-se por defender ideias montando exército de defesa sem fundamento teórico seja teológico ou sociológico. A discussão foi aberta com intuito de trazer luz a novas perceptivas sobre o assunto. Desculpa, cansei.
André Ranulfo
Querem ensinar brasileiro a sambar???? Dificil né?! Pois foram os brasileiros que inventaram o samba. O mesmo é querer ensinar Torah e Tanach para judeus. Quem escreveu o Tanach? E o guardou por gerações??? Vc não acha que, esse povo que manteve esse livro intacto por gerações não deveria ser levado em consideração?
Anderson Santos
O conhecimento que realmente vai mudar a sua vida é aquele que faz parte da tua essência, que muda teu comportamento, teu jeito de pensar, teus trejeitos, tua realidade. O Estudo da Torah faz isso.Gosto 2/6
Marcos Aurelio Gonçalves
Os Brasileiros não sabem dialogar, perdem tempo em brigas que nem são mais deles: sejam judeus, muçulmanos, gregos ou troianos, nascidos aqui nestas terras de palmeiras onde canta o sabiá, somos todos brasileiros e irmãos, desde o Sul até Glória do Goitá! Não podemos perder tempo, brigando aqui e acolá!Gosto 2/6
Anderson Santos
Mas estudar torah não é pinçar textos isolados, distorce-los pra adequar às necessidades do momento, como faz a Monsanto com soja transgenica
João Neto
esse pequeno trecho do Tanáh tem sido o motivo de algumas "contrversias" eu mesmo já passei por instantes no centro dela quando meus amigos cristãos: tentam me por à prova de que esse versículo trata-se do messias deles. Muito raramente aceito participar de uma discussão destas por que respeito a religião de cada um. E prefiro guardar comigo a minha crença pessoal. Mas abro aqui uma exceção à essa regra e sobre o que versa esse pequeno versículo trata-se sobre os Israeliim, e quem estudar corretamente irá notar facilmente nos livros de história sobre o que nossos antepassados sofreram nos guetos, expulsões, proibições, censuras, conversões forçadas, holocausto, morte...mas sabem o que é bom...o povo JUDEU permaneceu e permacem firmes em sua fé, e querem saber mais em nossos dias tem havido um forte renascimento dos JUDEUS e do JUDAÍSMO em todo os lugares, ISRAEL não é mais um sonho SIONISTA mas está no centro mostrando para quem quiser ver QUE O E'TERNO SE MANTEM SUAS PROMESSAS PARA O SEU ISRAEL E O SEU POVO E É POR ISSO QUE GOSTO DE DIZER SEMPRE:"AM ISRAEL CHAI!BARUCH H'SH'M!.
Joao Cardoso
Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado
Israel é o messias?o povo?o povo por causa do povo?estranho ne
Anderson Santos
Eu não posso discordar de mais nada como discordo do que o marcos aurelio escreveu, isso equivale a dizer que podemos pegar o que nos interessa de cada coisa que existe e isso vai, inevitavelmente, te forçar a criar um deus pessoal, e isso é avodah zarah.
Gilberto Venturas
Pode tbm questionar sua visão, amigo Joao Cardoso, se observar que Jesus não foi "Abandonado por todos... Nem foi Constantemente enfermo..." (53/3). Afinal, de acordo com os evangelhos vários judeus seguiram Jesus e choraram sua morte.
Gilberto Venturas
Veja isso tbm, amigo Joao Cardoso: Em Isaias 52/14, consta que "Multidões ficavam estarrecidas ao vê-lo, dizendo que sua aparência estava desfigurada, enquanto que na história de Jesus não aparecem multidões estarrecidas.
Joao Cardoso
Mas respeito a visão do judaísmo e quem sou eu pra falar de tanach com um Rabino mas cada um pucha a brasa pro seu assado se diz aqui no rio grande.Gosto 2/6
Daniel Naftali
e Isaias 7:14Gosto 2/6
Adriano Carneiro
bom João Cardoso, eu entendo qnd vc quer dizer q um justo paga pelos erros do injusto, oque mais acontece hj são cidadãos honestos, trabalhadores, q pagam pela incompetencia de políticos corruptos e injustos, entretanto na Torá diz: " Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais; cada qual será morto pelo seu pecado (Dt. 24.16)".... além do mais q é obvio q não é justo q meus pecados sejam purificados pelo sangue alheio...
Gilberto Venturas
Mas no final, só te peço uma coisa amigo Joao Cardoso: Compreenda este post como uma contribuição. Pois durante milenios nossa opiniao nao pode ser conhecida, devido a perseguição "religiosa". Não precisa concordar em absoluto. Sua opiniao ja conhecemos, foi unica e soberana durante quase 2000 anos. Alem do fato de que estamos num pais onde se ouve falar dela dezenas de vezes por dia. Por isso veja amigo, o que estou fazendo é um serviço a informação e ao diaologo.
Joao Cardoso
Só me respondam uma coisa , se eu não estiver enganado a terra de onde nasceria o messias está nas mãos dos palestinos então o vosso messias será um palestino?Gosto 2/6
Rodolfo Penteado
Giovani: "Matar um homem e fazer uma religiãp disso é muito sério. Depois dizem que judeu é cruel. D-us nao derramou uma gota de sangue pra nos dar a Torah"
Derramou sim! Não dizemos Hallel completo em Pessach justamente porque a salvação do povo judeu custou um bocado de sangue egípcio.
Daniel Naftali
alguem me explica Isaias 7:14Gosto 2/6
Gilberto Venturas
Amigo Joao Cardoso, eu estive em Belem no ano passado e fiquei justamente numa Yeshiva que recebe conversos e forma rabinos. Quem sabe o Mashiach não venha de lá?
Adriano Carneiro
existem judeus de todas as nacionalidades,ou seja, ele, o machiach, pode nascer em qlq país, ate msm ser um ben anús... oq e obrigatoria para o confirmar como messias é q ele cumpra as profecias e reconstrua o terceiro templo.
Joao Cardoso
okGosto 2/6
André Ranulfo
João, qual o problema se for um palestino? - Segundo, mapas são coisas que mudam. Há 66 anos atrás, nem existia o Estado de Israel. Nos anos 90, o Acre, Rondonia e Fernando de Noronha eram territórios ocupados. Nos anos 80, havia duas Alemanhas. --- Mapas mudam meu nobre.
Gilberto Venturas
Daniel Naftali... Sinceramente...Esta já é muito velha, batida e rebatida!!! E como qqr cristão esclarecido sabe não passa de tradução errada! A palavra traduzida como virgem é Alma, que na realidade significa jovem! Alem disso o versiculo fala de um sinal necessario para algo que aconteceu 400 anos antes da existencia de Jesus: A punição do reino de Israel e da Assiria!!!!!!!! !!!!
Samuel Stanley Fernandes
primeiramente agradeço a vc Rabino More Ventura por suas postagens e por abrir a cultura judaica e os ensinos da TORAH ...sou apaixonado por Israel e por tudo que é relacionado a D´US e tenho uma paixão e fome de conhece-lo a cada dia ...sou um Cristão ( uma forma de me classificar) pq cada dia que aprendo sobre ADONAI mais vejo que ele se distancia de religião e quando mais aprendo sobre religião mais eu a odeio pq ela a cada dia mais faz o que é errado ...provoca ódio, preconceitos, intolerância e não é isso que o ETERNO quer...deveríamos aprender ums com os outros pq ninguém é dono da verdade so D´US ... estudo muito a palavra busco D´US minha revelação dele, busco minha evolução como filho de D´US pq fui feito sua imagem e semelhança e tenho aprendido tb com as ministrações do Rabino More Ventura sobre a TORAH ... enfim por mim não existiria separações pq nosso D´US é um só ...o D´us de abraham, isaac e Jacob ... o D´US de ISRAEL...SHALOM
Davidson Castro
Acho que não vale a pena nem compartilhar para não correr o risco de gerar animosidades. Existem muita paixão, dogma e fundamentalismoenvolvido nesta passagem. Tenho por melhor evitar. Gosto 2/6 às 18:59
Rodolfo Penteado
Adriano: "este tipo de reflexão/discussão serve para exercitarmos a inteligencia, e reafirmarmos as nossas convicções/ fé"
É exatamente isso que os cristãos sentem-se impelidos a fazerem! O fato de que Judeus olham tal texto e enxergam ali um contexto absolutamente diferente força eles a provarem suas certezas. Só que não para nós, antes, a mera menção de uma divergência com o que acreditam exige essa reafirmação para eles mesmos.
Gilberto Venturas
Se quiser pesquisar amigo Joao Cardoso, o nome do rabino desta Yeshivá é Shlomo Riskin.
Joao Cardoso
Alma é jovem mas não muda em nada a profecia.
Joao Cardoso
Eu acredito na sua palavra....
André Ranulfo
Afff.. Joao.--- Mudaram a tradução de Jovem para Virgem, para fazerem uma alusão entre Yeshu e Mitra. -- Mitra nasceu em uma gruta, por uma mãe virgem, morreu e ressucitou depois de 3 dias... Quando teve o Concilio de Niceia, os cristãos traduziram errado a palavra para poderem misturar os dois mitos em um só.Gosto 2/6 às 19:03
Gilberto Venturas
??????????Gosto 2/6 às 19:03
André Ranulfo
Jesus, Mitrah, mitraismo.Gosto 2/6 às 19:03
Joao Cardoso
O que eu acho muito estranho de ensinos judaicos que já li a respeito do messias vindouro era colocado o texto de ISAÍAS 53 COMO BASE.Gosto 2/6 às 19:04
Rodolfo Penteado
Davidson: "Mera mudança não é crescimento. Crescimento é a síntese de mudança e continuidade, e onde não há continuidade não há crescimento." (C.S. Lewis)
Lembra Hillel: Aquele que não acrescenta diminui.Gosto 2/6 às 19:05
André Ranulfo
afff.. Tu leu isso aonde João????? Mostre a fonte.Gosto 2/6 às 19:05
Joao Cardoso
Estou tentando achar mas vai ser difícel se achar posto a fonte.Gosto 2/6 às 19:07
Gilberto Venturas
Joao Cardoso, te fiz algumas questoes e vc nao respondeu nenhuma! Disse que o post nao contribui para dialogo e ainda por cima afirmou que uma profecia baseada numa tradução errada não tem falta nenhuma, alem do que nao se referiu a segunda parte de meu comentario sobre a mesma. Devido a tudo isso, começo a desconfiar que vc nao esta buscando entendimento ou verdade, portanto acho melhor nao responder mais as suas questoes, pois um interlocutor que só ataca e não responde não é um interlocutor!
Adriano Carneiro
nós temos q entender q divergencia de opiniões, não significa sempre conflitos entre os portadores de tais opinioes. temos q aprender a ouvir e a falar com maturidade e naturalidade, msm q as nossas visões sejam completamente diferentes, e nossos conceitos completamente opostos.
Davidson Castro
O Dogma fica tão entranhado na nossa cabeça que quando vemos que aquilo não quer dizer o que sempre acreditamos que era, o pé sai do chão. E então começamos o processo de se adaptação e aceitação para transcender nossas crises existenciais.
Daniel Naftali
e Zacarias 9:9?Gosto 2/6 às 19:09
André Ranulfo
Dadidson - Imagina o caso do João....
Davidson Castro
Para isso precisamos entender de modo que esta nova verdade faça sentido em nossas vidas. Para tanto, é necessário que haja abertura das portas do conhecimento para aqueles que estão sendo sinceros em sua busca e precisam de apoio espiritual e instrução para andar no caminho.
Gilberto Venturas
Daniel Naftali, não vou responder antes que VC reaja ao que escrevi a vc! Caso contrario parece estar perguntando por perguntar!!!!!
Gosto 2/6 às 19:15
João Neto
Há comentários absurdos por aqui...gente! tudo o que diz esses versículos é tão somente sobre os ISRAELIM e nada mais...se os senhores puderem entender: é questão de visão histórica expulsão,(galut) melah, guetos, nesse período houve grandes e expressivos sábios, empresários de sucesso, profissionais liberais, mas houve mais perdas,separaçõ es, perseguições que o povo JUDEU perdeu a sua beleza (BEIT CHAMICDASH) destruído e, em seu lugar aquela "construção", foi um duro golpe e têm sido até hoje, ver aquela coisa lá...quando voltamos não foi um sonho SIONISTA como querem dizer os nossos oposicionistas, querendo desmerecer os sobreviventes e a nossa inteligência,os nossos estavam como se lhe restassem apenas pele e ossos, tínhamos sido reduzidos a montões de mortos e os vivos como se não fossem sobreviver. Caros amigos quem acreditaria que o povo JUDEU retornaria para a nossa ERETZ ISRAEL e reconstruiríamo s tudo e em pouco tempo ganharíamos todas as guerras com os árabes, e que que muitas das tecnologias de ponta são desenvolvidos em nosso país, o nosso deserto enverdece, produz toneladas de grãos, frutas e etc. A discussão não encerra-se aqui pois, ainda há muito a fazer, e o E'TERNO nosso D'US está no comando como sempre esteve, pecamos, transgredimos.. .estamos a sendo surrados ainda, temos muito para chegar ao nível que nos cabe diante de nossas responsabilidad es religiosas, mas temos os nossos com o Moré Ventura, entre outros que não os vou citar. ISRAEL foi oprimido, afligido, exilado, desprezado...se rá que fui claro agora!!!
Rodolfo Penteado
João Cardoso: " Essa discussão é infrutífera e contribui exatamente ao contrário da sua idéia de dialogo inter-religioso."
Porque expor os pontos de vista que fazem um judeu ser judeu e não ser um cristão é "infrutífero"? Somente porque mostra a razão pelo qual o judaísmo é diferente do cristianismo?
Se fosse feito APENAS de concordâncias, seriam crenças diferentes? E se fossem a mesma crença, acaso necessitaria de dialogo INTER religioso?
Na sua imodesta opinião é infrutífero alguém divergir e apresentar seus pontos de vista?
Afinal, tu quer um diálogo ou um monólogo?
Gilberto Venturas
Daniel Naftali, meu amigo, quando os Assirios foram dominados pela Babilonia! Agora eu te pergunto: De acordo com sua compreensão quando foram ???
Joao Cardoso
Eu acho infrutífera porque ninguém vai convencer o outro do contrário, só isso.
Gilberto Venturas
Daniel Naftali, me diga quando seu dominio se extendeu de um mar ao outro etc e etc????
Gilberto Venturas
Vc que pensa Joao Cardoso! Tem gente aqui que ja se convenceu e me falou no chat! Apesar de este não ter sido o intuito, como disse de inicio. A unica coisa que quero é proporcionar aos que desconhecem, CONHECER nosso ponto de vista. Isto tbm consegu e se ler os comentarios verá que tem gente que não mudou de ideia, mas ficou agradecida!
Daniel Naftali
Caro Rabino vc é um dos poucos rabinos que ensinam judaísmo. e qual esta sendo o trabalho de outros rabinos que se gabam na torah, eles se isaolam do mundo e menosprezam os não-judeus. eu sou descendente de judeus e nem por isso os defendo com unhas e dentes.
Rodolfo Penteado
João Cardoso: "Nem sempre os judeus estão certos"
Sem dúvida! Em 99,999999999999999999999999999 999999999999999 999999999999999 999999999999999 999999999999999 999999999999999 999999999999999 99999999999% das vezes nem entre Judeus há concordância. Quase sempre quem afirma o que tá certo e o que tá errado é a Torá.
Prova é que Judeu nenhum tem certeza de NADA exceto aquilo que tá na Torá (tanto escrita como oral).
Agora, quando afirma que toda a tradição judaica que custou alguns milhões de vidas de judeus tá errada, você tá automaticamenteretirando autoridade não do Povo Judeu, que é apenas mero veículo dela (e não existe outro capaz disso), mas sim da Torá.
É um bom tiro no pé essa sua linha de raciocínio, se quiser prosseguir, só te advirto: CUIDADO!
Adriano Carneiro
se não ha esperança de q um ou os dois lados mudem nem um pouco seus pensamentos, não ha pq dialogar...
Daniel Naftali
essa é a visão do mashiach?Gosto 2/6 às 19:23
Joao Cardoso
Então errei foi frutífero.
Daniel Naftali
os próprios judeus brancos ignoram os judeus de origem negra e etc....ficar discutindo se Jesus é o messias não adiantaGosto 2/6 às 19:24
Joao Cardoso
Caro amigo Rodolfo já vi falar , onde tem 2 judeus tem 3 opiniões.
Daniel Naftali
o Rabino Gilberto Venturas é um dos poucos judeus q tem amor pelos não judeus....se isolar de todos é torah?Gosto 2/6 às 19:26
Rodolfo Penteado
Batman Ranulfo: "João, claro que nem sempre judeu tá certo. Já ouviu falar em Karl Marx?"
HUE!!!!!!!
Daniel Naftali
nem entre nós há concordanciaGosto 2/6 às 19:27
Daniel Naftali
Sigmund Freud era judeu tbm
André Ranulfo
2 judeus, 3 interpretações.Gosto 2/6 às 19:28
Gilberto Venturas
Daniel Naftali???? De onde vc apareceu????? Israel é o UNICO PAIS DA HISTORIA A TRAZER DEZENAS DE MILHARES DE NEGROS PARA SALVA-LOS DA MISERIA E FOME! SEUS COMENTARIOS SÃO ESTRANHOS AMIGO! PESQUISE MAIS ANTES DE FALAR! EU MESMO ESTUDEI EM ISRAEL NIM COLEGIO CHAMADO YEMIN ORDE ONDE A MAIORIA DOS ALUNOS ERA DE ORIGEM ETIOPE! UM PEDIDO: RESPONDA A TODAS AS QUESTOES QUE TE FIZ ANTES DE FAZER MAIS E REVEJA SEUS CONCEITOS, POIS PARECE JOVEM DEMAIS PARA VIVER COM TANTA INFORMAÇÃO ERRADA. NO QUE PUDER, AJUDAREI!
Daniel Naftali
ele estava certo em tudo?Gosto 2/6 às 19:28
Adriano Carneiro
kkkk, bom, se adianta ou não eu não sei, mas eu ate q estou curtindo essa discussão....esse é apenas uma das inúmeras questões q precisam ser debatidas e abordadas
André Ranulfo
Daniel.... Ninguém está certo em tudo. Poi stemos livre-arbítrio.E por isso erramos TODOS erram.
Gosto 2/6 às 19:31
Daniel Naftali
todos erramGosto 2/6 às 19:31
Tiago Rabin
Porque Karl Marx estaria errado Sr. Rodolfo Penteado? Qual norral você tem para desfazer das teorias de Marx? poupe-me a sua oligarquia do capital, A nossa bandeira é Tsedacá, Justiça Social, igualdade em comunidade.
André Ranulfo
Ué? Em Israel foi feito todo um resgates de judeus negros da Etiópia... de onde tu tirou isso Daniel?Gosto 2/6 às 19:35
André Ranulfo
Tiago Rabin... disse isso não foi o Rodolfo, mas foi eu. E a história sempre comprova que o Comunismo não funciona. E Marx dizia que haveria uma crise no Capitalismo. Entra século e sai século e nunca vi essa crise.Gosto 2/6 às 19:38
Rodolfo Penteado
Adriano (o carneiro com cara de leão):
"nós temos q entender q divergencia de opiniões, não significa sempre conflitos entre os portadores de tais opinioes. temos q aprender a ouvir e a falar com maturidade e naturalidade, msm q as nossas visões sejam completamente diferentes, e nossos conceitos completamente opostos."
Iapoi!
O Talmud foi escrito na base de discordância, de muita arenga entre rabinos. No Pirke Avot [5, 17] inclusive encontramos isso a respeito da divergência de opiniões:
"Toda controvérsia que é por amor ao Céu terá um resultado duradouro; e aquela que não é pelo amor ao Céu, não terá um resultado duradouro. Qual é uma controvérsia por amor ao Céu? A controvérsia entre Hillel e Shamai. E qual não é por amor ao Céu? A controvérsia de Córach e toda sua facção[grupo]."
Adriano Carneiro
kkkkGosto 2/6 às 19:39
Rodolfo Penteado
Davidson: " O Dogma fica tão entranhado na nossa cabeça que quando vemos que aquilo não quer dizer o que sempre acreditamos que era, o pé sai do chão. E então começamos o processo de se adaptação e aceitação para transcender nossas crises existenciais."
De aceitação ou de recusa da razão.
Gosto 2/6 às 19:40
Carlos Felix Dos Santos
O problema é que os cristãos, de um modo geral - e aqui não importa muito considerar as diferenças, sob este aspecto, até secundárias entre católicos, protestantes, evangélicos e pentecostais - vão aos textos sagrados, como se fosse, de facto, o que não é, um patrimônio religioso que, por direito, lhes pertencesse e não ao povo judeu. Por um lado, têm consciência de que não podem sustentar, sob pena de serem desmentidos, que receberam tais livros da Sinagoga; por outro, no entanto, tendo a Jesus por deus, professam, católicos à frente, que dele, Jesus, na qualidade de mediador e plenitude da Revelação, receberam os livros inspirados que compõem a maior parte de sua Bíblia.
Rodolfo Penteado
Daniel Naftali:
"os próprios judeus brancos ignoram os judeus de origem negra e etc....ficar discutindo se Jesus é o messias não adianta"
Dorgas, manolo? Foram negros aforriados que eram escravos no Israel Império que ascenderam social e politicamente graças as cotas petistas que então forçaram o governo branco a fazerem a Operação Salomão que resgatou os Beta Israel na Etiópia?
E o que uma coisa tem a ver com a outra?
Me desculpe, mas tu não parece querer ser levado a sério.
Joao Cardoso
Existe grande discriminação SIM os judeus negros em Israel .Gosto 2/6 às 19:46
Rodolfo Penteado
Corach, Batman! Que não teria feito o caos que fez no acampamento de Moisés se você estivesse lá para liquidar com esse malfeitor!