sexta-feira, 30 de março de 2012

ENCONTROS INCLUSIVOS


  • Terça-feira
    Luís Magalhães
    • Devemos caminhar na direção de uma ética diferente, a da otimização. Ela se funda numa concepção sistêmica da natureza e da vida. Todos os sistemas vivos procuram otimizar as relações que sustentam a vida. O sistema busca um equilíbrio dinâmico, aproveitando todos os ingredientes da natureza, sem produzir lixo, otimizando a qualidade e inserindo a todos. Na esfera humana, esta otimização pressupõe o sentido de auto-limitação e a busca da justa medida. A base material sóbria e decente possibilita o desenvolvimento de algo não material que são os bens do espírito, como a solidariedade para com os mais vulneráveis, a compaixão, o amor que desfaz os mecanismos de agressividade, supera os preceitos e não permite que as diferenças sejam tratadas como desigualdades.
  • Terça-feira
    Luís Magalhães
    • A certeza de um Deus, que desse o seu sentido à vida, supera muito em atracção o poder impune de fazer o mal.

      Albert Camus (1913-1960)
  • Terça-feira
    Luís Magalhães
    • Impulso do amor

      Nada mais doce do que o amor,
      nada mais forte,
      nada mais sublime,
      nada mais amplo,
      nada mais delicioso,
      nada mais perfeito
      ou melhor no céu e na terra;
      porque o amor procede de Deus,
      e só em Deus pode descansar,
      acima de todas as criaturas.
      O amor muitas vezes não conhece limites,
      mas seu ardor excede toda a medida.
      O amor não sente peso,
      não faz caso das fadigas
      e quer empreender mais do que pode;
      não se escusa com a impossibilidade,
      pois tudo lhe parece lícito e possível.
      Por isso, de tudo é capaz e realiza obras,
      enquanto o que não ama desfalece e cai.

      Tomás de Kempis (1380-1471)
  • Terça-feira
    Luís Magalhães
    • Por isso, de tudo é capaz e realiza obras,
      enquanto A QUE NÃO AMA desfalece e cai.
  • Terça-feira
    Luís Magalhães
    • 1. Pelo chamamento do Nome sagrado, os inimigos perdem força. Porque temos disso conhecimento, não deixamos de invocar o nome de Deus em nossa ajuda. É isso que é a oração. A Escritura diz: «ora sem cessar» (1 Ts 5, 17).

      2. Lembra-te que Deus é vidente do coração, olha para ele. Chama-o para o teu coração, pois vem na Escritura: «fecha a porta, ora em, segredo ao teu Pai» (Mt 6, 6). Fechemos pois a boca, e oremos no coração. Aquele que fecha a boca e invoca Deus, ora-lhe no coração, cumpre o mandamento.

      3. O teu trabalho do coração deve constar da oração permanente a Deus. Se quiseres ser bem sucedido, inicia o trabalho sem preguiça, com esperança, e Deus abençoar-te-á pelo sucesso.

      4. O chamamento permanente do Santo Nome é o medicamento que mata não só as paixões, mas a própria ação. Assim, como o médico investiga qual o medicamento mais adequado ou o emplastro que melhor vai tratar a ferida do doente, e ele atua sem que a pessoa tenha consciência disso, assim, ao chamarmos pelo nome de Jesus, matamos as paixões, sem termos a noção de como isso aconteceu.

      5. O Senhor disse: «pedi e ser-vos-á dado» (Lc 11, 9). Ora ao Deus Sacro, para que Ele te envie o Espírito Santo Consolador e que Este, ao chegar, te ensine tudo e revele os seus segredos. Tem-no como guia, que Ele não permite que haja fascínios ou distrações no coração, não deixa passar a incúria para o pensamento, não permite distrações ou sonolências, fortalece o coração, eleva a mente. Agarra-te a Ele, tem fé nele, ama-o.

      6. Quando tiveres a sensação que as artimanhas do inimigo te impedem de orar, não entres com ele em discussão, esforça-te por chamares pelo Santo Nome, que Deus ajudar-te-á e anula as espertezas dos inimigos.

      7. Da verdadeira oração consta a conversa com Deus, sem distrações, reunindo todos os nossos sentimentos. O homem atinge esse patamar quando morre para toda a gente, para o mundo e para tudo o mais. Durante a oração, não deve ter nada no pensamento para além de estar com Deus e com Ele conversar.

      Sermões de São Varsonofi, o Grande, e de São João
      In Relatos de um peregrino russo, ed. Paulinas
  • Quarta-feira
    Luís Magalhães
    • As Marcas de Uma Vida Vitoriosa
      II Corintios 2:14 – 3:1-3

      INTRODUÇÃO: O apóstolo Paulo nesse texto começa a agradecer a Deus por Sua graça, amor, bondade e misericórdia. Nesse texto, Paulo fala da gloriosa doutrina da graça pela nova aliança, dos benefícios e privilégios dessa aliança, como também das marcas de uma vida vitoriosa em Cristo. Vejamos!

      1. ... OTIMISMO INDESTRUTIVEL – (II Corintios 2:14ª)
      “Graças porém a Deus...”
      a) Ações de graças brota da alma do apóstolo com um hino de louvor a Deus. Uma marca do cristianismo verdadeiro é uma vida cheia de gratidão, mesmo em meio a provações e dificuldades.

      b) É Deus quem dirige o nosso destino; é Ele quem trabalha para que todas as coisas cooperem para o nosso bem. Não existe acaso, coincidência, nem determinismo. Nenhum fio de cabelo de nossa cabeça pode ser tocado sem que Deus saiba, permita ou tenha um propósito. (Romanos 8:28; Lucas 21:18; I João 5:18).

      c) Cristianismo não é masoquismo; cristão não cultua o sofrimento, nem tem prazer na dor, ao contrário, o discípulo de Jesus glorifica a Deus no vale da dor porque sabe que sua vida está nas mãos de Deus.

      Exemplos:
      - Josafá – rei de Judá, certa feita estava sendo atacado por três nações confederadas; ele decretou um jejum, conclamou o povo a confiar em Deus e dar louvores ao Seu Santo nome... o louvor os conduziu à vitória – (II Crônicas 20:1-22).
      - Jó – Depois de perder toda a sua imensa riqueza, seus empregados e seus dez filhos; adorou ao Senhor dizendo: “O Senhor Deus deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor”... (Jó 1:21; 19:25).
      - Paulo e Silas – Estavam presos por causa do evangelho de Jesus Cristo ... por volta da meia noite eles oravam e cantavam hinos a Deus, então, a situação de aparente fracasso transformou-se num senário de gloriosa vitória (Atos 16:19-34).

      d) Em toda e qualquer situação ou circunstância, você pode erguer-se e exclamar: “Graças, porém a Deus”. Em todas as situações difíceis Deus está nos ensinando verdades celestiais, por isso podemos dar graças ao Seu santo nome. (Romanos 5:3,4).


      2. ... SUCESSO CONSTANTE – (II Corintios 2:14b)

      “... em Cristo, sempre nos conduz em triunfo”. (II Corintios 2:14b).
      a) O triunfo do discípulo de Jesus não é esporádico, é constante. A vida cristã não é uma descida vertiginosa ladeira abaixo, mas uma escalada gloriosa rumo à glória do céu.
      Ilustração: Esse texto tem como pano de fundo o cortejo triunfal de um general romano que regressava a Roma depois de uma campanha vitoriosa, exibindo os despojos e os cativos capturados na batalha...
      - Enquanto a igreja de Jesus caminha, ela leva a mensagem de vida para os que crêem no evangelho e a mensagem de condenação para os incrédulos; somos soldados do general vitorioso – Jesus Cristo, partilhando da glória do Seu triunfo.

      b) Deus é quem nos conduz em triunfo – (II Corintios 2:14b). Não construímos o caminho do sucesso, ele é aberto por Deus. Não são nossas estratégias, nosso esforço; o poder vem de Deus; a nossa força não vem de dentro, vem do alto; não é auto-ajuda, mas ajuda do alto céu – de Deus. (Salmo 27:1; Atos 1:8)

      c) É por meio de Cristo que somos conduzidos em triunfo (II Corintios 14b). O nosso triunfo vem de Deus pai por meio de Jesus Cristo – Ele é o grande conquistador, e nós engrossamos as fileiras do Seu glorioso cortejo triunfal; a única maneira de sermos conduzidos em triunfo é estarmos em Cristo (I João 5:12; Mateus 28:18; Filipenses 2:9-11).
      Ilustração: A exposição de quadros deixados por um grande colecionador...

      d) O triunfo que temos em Cristo é constante – (II Corintios 2:14b). A obra de Deus é indestrutível, em Cristo o nosso sucesso é constante. Ele sempre nos conduz em triunfo. (Daniel 2:44,45).)
      Exemplos:
      - O sinédrio judaico tentou impedir o crescimento da igreja – ela cresceu e se espalhou pelo mundo...
      - Os imperadores romanos tentaram destruir o cristianismo com perseguição descomunal – ele se multiplicou...

      e) Deus nos conduz em triunfo mesmo quando as pessoas intentam o mal contra nós; seja na alegria ou no choro, na saúde e na doença, na prosperidade e na adversidade, na aprovação e na rejeição.
      Exemplo: Os irmãos de José o venderam como mercadoria barata – Deus o tirou da prisão e o colocou no palácio como governador do Egito e provedor do mundo. (Gênesis 50:20)


      3. ... IMPACTO INESQUECIVEL – (II Corintios 2:14-16)

      a) Os discípulos de Jesus espalharam a fragrância do conhecimento de Deus pela pregação do evangelho – (II Corintios 2:14).

      b) Os discípulos são o bom perfume de Cristo – (II Corintios 2:15).
      - O bom perfume é precioso, é valioso, influencia sem alarde, atrai as pessoas, torna o ambiente agradável.

      c) Os discípulos de Jesus são agentes de vida ou de morte – (II Corintios 2:16). O evangelho sempre exige do homem uma decisão. Ninguém pode ficar neutro em relação a Jesus. O mesmo evangelho que salva o arrependido condena o impenitente.

      d) Quem não decide por Cristo decide-se contra Ele. Jesus disse: “Quem não é por mim, é contra mim, quem comigo não ajunta, espalha”. (Mateus 12:30)


      4. INTEGRIDADE IRREFUTÁVEL (II Corintios 2:17)

      a) Paulo denuncia os falsos apóstolos que estavam entrando na igreja de Corinto pregando um falso evangelho; obreiros fraudulentos, mascates da religião, eles não tinham compromisso com Deus, com Sua Palavra, nem com o Seu povo – visavam apenas o lucro.

      b) Estamos assistindo com profundo senso de vergonha um vexatório comércio das coisas sagradas. Pastores que fazem da igreja uma empresa, do evangelho um produto, do púlpito um balcão de negócios e dos membros, consumidores. Pregam um outro evangelho com o objetivo apenas de se enriquecerem.

      c) O evangelho deve ser pregado na presença de Deus com irrestrita fidelidade. (II Corintios 2: 17b). Como discípulos nós não somos a fonte da mensagem, mas o canal dela, apenas a transmitimos como embaixadores de Cristo. (II Corintios 5:20)

      d) Assim como Paulo, a mensagem que pregamos é divina, nosso método é transparente e nossa motivação é santa. Não pregamos para usufruir lucro, mas para manifestar a salvação de Deus em Cristo Jesus.


      5. REALIDADE INEGOCIÁVEL – (II Corintios 3:1-3)

      a) A verdade escrita no coração é a mais legível mensagem de Deus (II Corintios 3:2,3). O mundo nem sempre lê a Bíblia, mas ele está sempre nos lendo; somos uma carta aberta diante da sociedade. Nossa vida como discípulos de Jesus é um outdoor de Deus estampado diante dos olhos das pessoas; somos a carta de Cristo.

      b) A verdade escrita no coração é a mais duradoura mensagem de Deus (II Corintios 3:3). Quando uma pessoa se converte ao evangelho ela é selada pelo Espírito Santo e ninguém pode desfazer a obra de Deus. O Espírito Santo não está produzindo em nós uma caricatura de Cristo, mas nos transformando de glória em glória na própria imagem d’Ele (II Corintios 3:18).

      c) A verdade escrita no coração é a mensagem mais convincente de Deus – (II Corintios 3:2). Uma vida transformada pelo evangelho é um argumento irresistível, irrefutável e irrevogável em favor da verdade.
      Ilustração: Certa feita, um cético perguntou a um cristão:”você ainda acredita que Jesus multiplicou pães e peixes e transformou água em vinho? Sim, respondeu o cristão. “Mas como você pode explicar isso? “É que na minha casa Jesus transformou cachaça em comida, ódio em amor, brigas em carinho, trevas em luz, perdição em salvação, maldição em bênção, tristeza em alegria...

      d) A verdade escrita no coração é a mensagem mais profunda de Deus (II Corintios 3:3). A antiga aliança foi gravada em tábuas de pedra, mas a nova aliança foi escrita em nossos corações.

      CONCLUSÃO
      A velha aliança nos ensina a fazer o melhor para Deus, mas a nova aliança nos ensina que Deus fez tudo por nós, por isso, podemos viver otimismo indestrutível, triunfo constante; podemos influenciar e impactar nossa geração com a mensagem do evangelho; podemos ter integridade irrefutável; devemos ser cartas vivas de Cristo Jesus. Tudo isso porque fomos resgatados por Cristo do império das trevas para o Reino de Deus, esse Reino jamais será destruído – é eterno.
  • há 15 horas
    Shirley Dinoá
    • ès de q denominação????? abraços
  • há 13 minutos
    Luís Magalhães
  • há alguns segundos
    Luís Magalhães

Labels

Blogroll

Search

Popular posts

Protestante por consciência calvinista e zuingliana, um teísta remanescente (cristão integrado na Oholyáo de YÁOHU UL/Ele-Ela) antinominiano esteta ecuménico e inclusivo

Blogger templates

Blognovela - Simplismente Layla

Capítulo 1: De volta ao passado oco Capítulo 2: Varão em perigo Capítulo 3: Desodorante Roll-on Capítulo 4: Travesti de Satanás Capítulo 5: Tragédia em Cristo Capítulo 6: Evangelizando na Cadeia Capítulo 7: Direto para o Inferno Capítulo 8: Inimigo Misterioso Capítulo 9: Ataque Satânico
Capítulo 10: A Noite da Concepção (revelação da paternidade de Layla Camila) Capítulo 11: O tempo não pode apagar
Capítulo 12 - Final: The End (o fim em inglês)


Fluir.tv
edsom on livestream.com. 


A minha Lista dos meus blogues

Número total de visualizações de página

Blogger templates

Inspiration Report
If your brothers in Christ were to describe you in one word, what would it be?
In many old letters, I noticed several friends wrote down that when they think of me, they get the word: “happy”. Warmed my soul.
It reminded me of a statement that an old roommate made about me last year: “I can’t ever imagine you depressed.” It floored me, because I wasn’t always like this. I spent a lot of my youth just generally bummed out about life. And then in my 20s, I was always lamenting whatever I didn’t have.
However, something about my 30s has filled me optimism. I wish I could tell you what it is, but I simply determined to enjoy my life. I want to be happy. I seek out happy things, and miraculously happiness seems to find me.
Pastor and author Joel Osteen is famous for speaking up for happiness and the importance to practice it every day. You can’t wait for circumstances to get better. You have to create your own good fortune. So look for ways to be happy every day.
“Seek and ye shall find.” Read the follow-up blog: What Makes You Happy?
More Wisdom from The Osteens:Joel Osteen on the Creative Power of Words Become a Better You Victoria Osteen Says ‘Love Your Life’
Read more:

This Week on Hour of Power - Easter 2011 from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.

Hour of Power Ep. 2151 - Full Hour from Crystal Cathedral Ministries on Vimeo.